Brasileirão – Grêmio 2×0 Náutico

O Grêmio começou o Brasileirão 2013 com vitória. Tá certo que não fez mais que sua obrigação como mandante, mas fazia alguns anos (desde 2008) que o tricolor não iniciava com campeonato nacional somando três pontos.
A grande questão era saber como o time reagiria em campo após a frustrante eliminação na Libertadores. E nos minutos iniciais o Grêmio mostrou uma postura interessante, tomando a iniciativa, indo pra cima do Náutico e levantando a torcida em Caxias. As chances foram aparecendo. Aos 14, o goleiro Felipe salvou a conclusão de Barcos. Contudo, um minuto depois, o Grêmio abriu o placar: Numa boa trama ofensiva, Barcos acionou Souza dentro da área, e o volante gremista tirou do goleiro e deixou Zé Roberto com o gol vazio para marcar. 
O começo foi animador, mas logo o Grêmio recaiu num velho pecado: A autossuficiência. A tendência de diminuir o ritmo e tentar  administrar em demasia uma vantagem que não era tão significativa. Essa situação permaneceu até os 15 minutos do segundo tempo. Só ali é que o Grêmio voltou a pressionar a defesa adversária. E Náutico se defendeu de maneira atabalhoada até os 25 minutos, quando Souza cruzou e Elano estabeleceu, de cabeça, o 2×0 final.
A equipe tricolor mostrou uma evolução em relação a última partida (até porque seria difícil jogar tão pouco novamente) e foi sempre superior ao Náutico. Só acho que o Grêmio demorou a resolver um jogo que não se mostrava tão complicado. O time correu riscos desnecessários. Os zagueiros gremistas ficaram excessivamente expostos no combate direto com os avantes adversários. E o Náutico, mesmo tendo criado pouco, teve cinco escanteios a seu favor. Mas independente desses descuidos, o Grêmio saiu de campo com os 3 pontos.

 
Alex Telles e Bressan, confortáveis com a camisa do Grêmio e habituados ao estádio, estiveram muito bem na partida. Mas, inegavelmente, o destaque da partida foi Souza. Marcou forte e voltou a aparecer bem no ataque, dando passe para os dois gols do jogo.
Desde que comecei a acompanhar futebol um sujeito pula na frente da câmera quando sai gol no Alfredo Jaconi. Será que não existe um posicionamento melhor pra câmera? Ou vão deixar assim em nome da tradição?
Eu esperava ver o Grêmio iniciando o campeonato brasileiro de fardamento novo. Tenho dificuldade em entender qual é o calendário que as empresas de materiais esportivas seguem no Brasil.
Interessante a presença da torcida tricolor no Jaconi. Resta saber quanto desse público se deve ao trabalho do departamento consular do Grêmio. Ainda, outra dúvida me vem a mente: Qual foi a renda da partida? Será que seria maior se o jogo fosse na Arena? Se fosse, quem paga este prejuízo?

Fotos: Lucas Uebel (Grêmio.net), Tiago Baldasso (tiagobaldasso.wordpress.com) e Lipe Assunção (Ducker.com.br)

Grêmio 2×0 Náutico

GRÊMIO: Dida; Pará, Werley, Bressan e Alex Telles; Fernando, Souza, Elano (Guilherme Biteco, 26/2T) e Zé Roberto; Vargas (Kleber, 31/2ºT) e Barcos (Welliton, 45/2ºT)
Técnico: Vanderlei Luxemburgo

NÁUTICO: Felipe; Maranhão, João Felipe, Luis Eduardo e Josa; Elicarlos, Rodrigo Souto e Martinez; Rogério (Jones Carioca, 26/2ºT), Caion (Adeílson, 24/2ºT) e Elton

Técnico: Silas

01ª Rodada – Campeonato Brasileiro 2013  
Data: 26/05/2013, domingo, 16h00min
Local: Alfredo Jaconi, em Caxias do Sul-RS
Público: 11.925 (9.560 pagantes)
Renda: R$ 268.290,00
Árbitro: 
Guilherme Ceretta de Lima (SP)
Assistentes:
Vicente Romano Neto (SP) e Celso Barbosa de Oliveira (SP)

Gols: Zé Roberto, aos  15 minutos do 1º tempo e Elano, aos 25 minutos do 2º tempo

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s


%d bloggers like this: