Brasileirão – Santos 1×1 Grêmio

O que o Grêmio fez em Santos: Conquistou um ponto ou desperdiçou dois? 
Quem não viu o jogo pode achar que essa é uma pergunta no estilo do copo meio cheio/meio vazio, mas quem acompanhou o confronto na Vila Belmiro inevitavelmente se associa ao sentimento de que o Grêmio perdeu uma grande oportunidade de derrotar o Santos na sua casa.
A partida se desenrolou de uma maneira que não é exatamente nova para a torcida gremista. O time começou bem e conseguiu sair na frente (Gol de Vargas, que aproveitou bom passe de Zé Roberto). Mas depois disso foi se acomodando, parando de jogar, recuando e se limitando a defender. E não recuou com uma estratégia clara, não se defendeu de maneira agressiva, buscando retomar a posse de bola. Inexplicavelmente o Grêmio ficou esperando o tempo passar, torcendo para que o adversário seguisse sem inspiração. O problema é que mesmo que apresentasse um futebol sofrível, o Santos  estava sempre próximo a área tricolor. Dida não fez nenhuma grande defesa, mas era acionado o tempo todo. Na outra extremidade o Grêmio não ganhava a segunda bola ofensiva, não conseguia conectar um contra-ataque, nem mesmo reter a bola na frente. E assim, aos 33 minutos, acabou sendo castigado. O juiz viu intenção no toque de mão de Souza dentro da área. Pênalti convertido por Willian José. Só aí o Grêmio tentou fazer o que não tinha feito em todo o segundo tempo: Buscar o segundo gol. Mas não houve tempo para o desempate.

É muito pouco provável que esses dois pontos não façam faltam lá em dezembro, seja qual for o destino do Grêmio na competição.
 
Eu tenho uma interpretação bem restritiva sobre a marcação de falta em lances de toque de mão. A regra fala em tocar na bola com as mãos intencionalmente. Não vi intenção por parte do Souza, por mais tosco que tenha sido o lance. Mas é preciso reconhecer que a arbitragem mundial tem marcado pênalti em jogadas parecidas com esta. Assim, não tenho como dizer que o pênalti foi mal marcado. Marcelo de Lima Henrique até pode não ter feito uma grande arbitragem, mas ficou longe de ser um juiz caseiro.
Eu gosto bastante do meio campo em losango. Acho que a marcação fica mais bem definida assim. Acho que o esquema pode ser repetido. A estratégia é que não pode mais ser a mesma.
Que coisa pavorosa essa camisa do Santos. O uniforme clássico do peixe sempre foi todo branco apenas com o número em preto. Nem isso conseguiram acertar. Mas eu não entendo nada de marketing. Vai ver a fornecedora está tentando criar uma demanda reprimida por um fardamento todo branco.

Fotos: Ivant Storti (Lance) e Santos FC
Santos 1×1 Grêmio
  
SANTOS: Rafael, Galhardo (Alan Santos – 35’/2ºT), Edu Dracena, Durval e Léo; Renê Júnior (Gabriel – 24’/2ºT), Arouca, Cícero e Montillo (Felipe Anderson – 27’/2ºT); Neilton e Willian José. Técnico: Claudinei Oliveira.
GRÊMIO: Dida, Pará, Werley, Bressan e Alex Telles; Adriano (Ramiro – 15’/2ºT), Souza (Guilherme Biteco – 33’/2ºT), Zé Roberto e Elano; Vargas e Barcos (Kleber – 18’/2ºT). 
Técnico: Vanderlei Luxemburgo.
3ª Rodada – Campeonato Brasileiro 2013
Data: 1 de junho de 2013, sábado, 16h20min (de Brasília)
Local: Estádio da Vila Belmiro, em Santos (SP)
Público: 6.329 pagantes
Renda: R$ 183.845,00
Árbitro: Marcelo de Lima Henrique (RJ)
Assistentes: Fabrício Vilarinho da Silva (GO), Rodrigo Henrique Correa (RJ)
Cartões amarelos: Léo e Arouca (S); Pará, Werley e Vargas (G)
Gols: Vargas, aos 11 minutos do primeiro tempo; Willian José (pênalti) aos 33 minutos do segundo tempo.
Advertisements

One Response to “Brasileirão – Santos 1×1 Grêmio”

  1. Anonymous Says:

    E mais uma vez nosso time se acovardou… O grêmio não tem mais aquela gana de vencer a todo custo, agora joga só por resultados (e perde a maioria deles). Cade nossa identidade, nossa raça ? .. esse não é o GRÊMIO, alias ha muito tempo o grêmio não é mais grêmio. É triste ver que o grêmio não é mais grêmio 😦

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s


%d bloggers like this: