Brasileirão – Goiás 2×0 Grêmio

Talvez tenha sido a atuação mais apática do Grêmio em todo o Brasileirão. É sabido que é sempre muito difícil jogar no Serra Dourada, onde as dimensões exageradas do gramado alteram a dinâmica usual de um jogo de futebol, mas a derrota tricolor passa mais por fatores internos do que externos. O time não conseguiu exercer o grande trunfo desse esquema, que é dominar a marcação no meio campo com o adiantamento/recuo das suas linhas. O tricolor tinha dificuldade de combater os avanços esmeraldinos e raramente recuperava  bola longe da sua área.
Claro que essa situação teve um grande catalisador que foi a falha que resultou no primeiro gol de Walter, logo aos 14 minutos do primeiro tempo. Matheus Biteco fez um recuo perigoso para Dida, mas a situação até ali ainda era plenamente contornável. Mas aí o nosso goleiro cometeu um erro de avaliação e de execução da jogada. Escolheu erroneamente tentar sair jogando, quando o mais prudente era dar um chutão. E ao tentar sair jogando, errou o passe. Walter aproveitou e o Grêmio sentiu muito o golpe e não conseguiu reagir. Teve até chance para empatar, num chute de Barcos após uma casquinha de Bressan, mas foi uma situação isolada, visto que o time era demasiadamente lento na ida para o ataque e na troca de passes, o que permitia que o Goiás sempre conseguisse se recompor e ter um jogador na sobra em todas as jogadas. Pra piorar, aos 25 minutos do segundo tempo, Walter aproveitou de uma hesitação de Bressan e marcou um golaço, decretando o 2×0 final.

Para alguns o grande vencedor da noite foi o folclore do futebol. Pipocaram teses do tipo “Walter é gordo, mas….” e “o Dida é velho e…..“. E por aí em diante.
Mas para fugir do folclore, vamos aos números, que nesse caso ajudam a explicar bem o que aconteceu na partida. Segundo o Footstats: “Grêmio de imponentes 24 desarmes por jogo hoje roubou 9 bolas somente” e teve 48 passes errados, bem acima da sua média que é de 37 por jogo. O time tem uma média de 17,5 faltas por jogo, e ontem, apesar do baile que a defesa levou do Walter, fez apenas 15 (menos que as 17 que o Goiás fez na partida. E não que eu defenda que a falta ou a violência por si só resolva, mas é estranho que nenhum jogador gremista tenha sido advertido na partida (sendo que na média o Grêmio recebe 2,2 cartões amarelos por jogo)
A ausência do Rhodolfo foi sentida ontem, uma vez que evidenciou a dificuldade que os zagueiros gremistas tem pra sair jogando (e com 3-5-2 eles são mais exigidos neste quesito).
Não sei quais são as atuais condições físicas de Zé Roberto. Talvez ele ainda não recuperado todo o ritmo de jogo ainda e isso tenha pesado na decisão de Renato de não coloca-lo desde o início. Mas creio que o time escalado ficou demasiadamente jovem. Zé Roberto poderia ter acrescentado experiência nesse jogo complicado.
Pela segunda vez no campeonato o Grêmio chegou com atraso ao campo da partida (A primeira vez foi em Criciúma). Pode ter sido apenas um infortúnio, mas não custa nada a direção redobrar os cuidados com a questão da logística.

Foto: Carlos Costa (Lance)

Goiás 2×0 Grêmio

GOIÁS: Renan; Yuri, Ernando, Rodrigo (Valmir Lucas, 33’/2º) e William Matheus; Amaral, Dudu Cearense (Thiago Mendes, 21’/2ºT), David, Ramon e Renan Oliveira (38’/2ºT); Walter
Técnico: Enderon Moreira

GRÊMIO: Dida; Werley, Gabriel (Maxi Rodríguez, 24’/2ºT) e Bressan; Pará, Souza (Yuri Mamute, 33’/2ºT), Ramiro, Matheus Biteco (Zé Roberto, 17’/2ºT) e Alex Telles; Kleber e Barcos
Técnico: Renato Portaluppi

18ª rodada – Campeonato Brasileiro 2013
Data: 3/9/2013, terça-feira, 19h30min 
Local: Estádio Serra Dourada, em Goiânia (GO)
Público: 7.898 pagantes
Renda: R$ 161.245,00
Árbitro: Ricardo Marques Ribeiro (Fifa-MG)
Auxiliares: Rodrigo Pereira Joia (Fifa-RJ) e Marcus Vinícius Gomes (MG)
Cartão amarelo: Rodrigo (GOI)
Gols: Walter, aos 14 minutos do 1º tempo e aos 25 minutos do 2º tempo

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s


%d bloggers like this: