Brasileirão – São Paulo 0x1 Grêmio

O Grêmio repetiu ontem no Morumbi mesmo esquema (4-3-3) e a mesma estratégia que adotou no Pacaembu na quarta-feira, quando se resguardou no campo de defesa a tratou de especular em contra-ataques. No começo de jogo o São Paulo até consegui empolgar a sua torcida, pois trocava passes curtos com velocidade, mostrando boa movimentação e aproximação dos seus atletas. Na comparação com a partida anterior o Grêmio estava um pouco mais vulneravel na defesa, mas em compensação tinha mais saída para o ataque. Aos 11 minutos Vargas arrancou pela esquerda, passou em velocidade por Paulo Mirando, mas não conseguiu concluir quando já se encontrava na frente do gol. E aos 42, Kleber chutou forte do bico da área,  mas a bola passou por cima do travessão. Apesar de ter sido ameaçado nessas duas ocasiões, o time da casa foi superior em todo o primeiro tempo, controlando a posse de bola e ficando perto de abrir o marcador. Aos 3 e aos 38 minutos Dida fez duas boas defesas em arremates de Luis Fabiano, e aos 43 Bressan deu um carrinho providencial, impedindo que a bela arrancada de Wellington terminasse com a bola dentro do gol.
No segundo tempo o ritmo diminuiu um pouco. Dida voltou a fazer boas intervenções (a melhor delas numa saída corajosa nos pés de Douglas), mas o São Paulo parecia ter mais posse de bola do que propriamente presença dentro da área. Aos 24 o Grêmio aproveitou uma das suas raras chances, numa jogada que passou por Kléber e Barcos, onde Alex Telles foi literalmente a linha de fundo e de lá deu um belo cruzamento para Vargas cabecear para baixo, sem chances ao arqueiro adversário.

Gostei muito da forma que o Grêmio atuou nessa partida, apesar de considerar que Dida foi o melhor jogador em campo. Gosto muito de ver um time baseando seu jogo num forte trabalho defensivo para depois explorar os possíveis contra-ataques. Creio que é característica histórica das grandes equipes gremistas.

Eu não marcaria o pênalti de Kléber (aos 23 minutos do 2ºt) protestado pelo São Paulo. Acho razoável interpretar que o avante gremista realmente estava se protegendo. Aquele posicionamento do braço não é tão inusual para jogadores que se posicionam na barreira. Mais o lance é bem discutível, só não gostei da argumentação tacanha de Rogério Ceni, ao afirmar que:A bola não mata ninguém, pode tirar de cabeça“. Pode até não matar, mas machuca bastante. Basta lembrar do exemplo do Dr. Tostão.
E ainda que tenha sido pênalti, eu acho bastante curioso como que alguns lances “repercutem” bem mais do que outros. Não vi tamanho espaço para as reclamações do pênalti sobre Zé Roberto no confronto do primeiro turno.

 É impressionante como Bressan cresce de rendimento quando o time joga numa linha de 4 na defesa.

Tem algum lateral esquerdo jogando mais do que o Alex Telles nesse Brasileirão?

Fotos: Tom Dib (Lance), Rubens Cavallari (Folha de São Paulo) Márcio Fernandes (Estadão) e Rodrigo Capote (UOL)

São Paulo São Paulo 0x1 Grêmio Grêmio

SÃO PAULO: Rogério Ceni, Paulo Miranda, Rafael Toloi (Douglas 30’/1ºT), Antônio Carlos e Reinaldo; Rodrigo Caio, Wellington, Jadson (Aloisio 29’/2ºT) e Ganso; Osvaldo e Luis Fabiano.  
Técnico: Muricy Ramalho
GRÊMIO: Dida, Pará, Saimon, Bressan e Alex Telles; Souza, Ramiro e Riveros; Vargas (Paulinho 46’/2ºT), Barcos (Wendell 39’/2ºT) e Kleber.  
Técnico: Renato Portaluppi
24ª Rodada – Campeonato Brasileiro 2013
Data: 29/09/2013, domingo, 16h00min
Local: Estádio do Morumbi, em São Paulo-SP
Público: 41.201 pagantes
Renda: R$ 502.961,00
Árbitro: Héber Roberto Lopes (Fifa-PR)
Auxiliares: Alessandro A. Rocha de Matos (Fifa-BA) e João Patrício de Araújo (GO)
Cartões amarelos: Antônio Carlos, Luis Fabiano e Rogério Ceni (SP); Kleber, Saimon e Bressan (G)
Gol: Vargas aos 24 minutos do 2º tempo

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s


%d bloggers like this: