Brasileirão – Internacional 2×2 Grêmio

by

Infelizmente eu não consegui assistir  ao Gre-Nal 398 na íntegra. Acompanhei apenas boa parte do segundo tempo na tela do celular, dentro de um táxi. No que eu vi, achei o jogo bastante movimentado e bastante “aberto” (se considerarmos o padrão histórico do clássico).  Gostei do fato de que por mais que a partida tenha sido brigada e por vezes discutida, a bola rolou bastante (algo que não aconteceu em clássicos anteriores).
O resultado não foi ruim para nenhuma das equipes. Os pontos desse jogo dificilmente afetariam a reta final de Grêmio e Inter nesse Brasileirão. Apenas uma vitória consistente ou uma derrota acachapante poderiam afetar o estado anímico dos times, mas isso não aconteceu.
O segundo gol do Grêmio foi uma pintura. Mostra bem a versatilidade do Ramiro. É injusto taxar ele como mero meio campista de marcação.
Por falar em jogar bonito, quando o Grêmio vence o Tostão diz que o Grêmio joga feio. Quando empate ele afirma que houve “uma bela partida”. Estranho

Eu não sou o maior entusiasta da flauta e da corneta, mas achei muito legal que os técnicos e jogadores conseguiram fazer isso no final do jogo com tranquilidade e em alto nível.

Mas teve quem reclamou do nível. Eu até entendo que a entrevista coletiva seja um formato muito difícil de se trabalhar. Mas ainda assim não se pode permitir que um repórter se valha dela para bater boca com o entrevistado. E não foi a primeira vez que isso aconteceu.

Inaceitável também foi a polêmica dos ingressos para a torcida visitante. O que se fez e o que se disse nessa semana está totalmente fora dos padrões esperados para Grêmio e Inter. A rivalidade não pode ser mantida assim. Não se pode querer eliminar a torcida do adversário. A rivalidade não pode ser apenas virtual.
É inconcebível que clubes da grandeza de Grêmio e Inter não coloquem no papel os termos e não assinem um acordo feito por ambos. É absurdo que o presidente de um clube tenha que ser desmentido pelo secretário de segurança. É inacreditável que, 7 anos depois uma diretoria volte a tentar mandar pro limbo um carga de ingressos destinada ao adversário. É de se estranhar que um diretor, por mais convicto que esteja da sua interpretação, se recuse a fazer um gesto de grandeza para ceder um espaço que, de qualquer forma, não seria ocupado pela sua torcida.
O triste é que os exemplos não estão tão longe daqui. Na última segunda a chefe de serviços para o torcedor da Premier League, Cathy Long, esteve em um evento em Porto Alegre (nos quais estavam presente diretores do S.C.Internacional) e ali falou sobre diversas iniciativas da liga inglesa, entre elas um programa que destina verbas para aumentar a quantidade e qualidade da visita das torcida adversária nos estádios britânicos. Por que não podemos pensar em algo parecido para o Rio Grande do Sul?

Fotos: Lucas Uebel (Grêmio.net), Alexandre Lops (Internacional) e UOL (Vipcomm)

Internacional Internacional 2×2 Grêmio Grêmio

INTERNACIONAL: Muriel; Gabriel, Jackson, Juan e Kleber; João Afonso, Willians, Otávio (Caio – 28’/2ºT), D’Alessandro e Jorge Henrique (Forlán – 12’/2ºT); Leandro Damião (Rafael Moura – 38’/2ºT).  
Técnico: Clemer
GRÊMIO: Dida; Pará, Werley (Saimon – Intervalo), Bressan e Alex Telles; Ramiro, Souza e Riveros; Vargas (Wendell – 45’/2ºT), Kleber e Barcos (Yuri Mamute – 40’/2ºT).  
Técnico: Renato Portaluppi.

30ª Rodada – Campeonato Brasileiro 2013
Data: 20/10/2013 domingo, 16h00min
Local: Estádio Centenário, em Caxias do Sul -RS
Público: 17.107 (15.273 pagantes)
Renda: R$453.830,00
Árbitro: Marcelo de Lima Henrique (Fifa-RJ)
Auxiliares: Emerson Augusto de Carvalho (Fifa-SP) e Celso Barbosa de Oliveira (SP)  
Cartões Amarelos: Kleber, João Afonso e Willians (INT); Pará, Bressan e Alex Telles (GRE)
Gols: Willians, aos 3’/1ºT; Jackson (contra), aos 40’/1ºT; Vargas, aos 6’/2ºT  e D’Alessandro (pênalti) aos 15’/2ºT

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google photo

You are commenting using your Google account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.


%d bloggers like this: