Copa do Brasil – Atlético Paranaense 1×0 Grêmio

Duas grandes dúvidas pairavam na cabeça do torcedor gremista: 1) Como o time reagiria após a goleada sofria para o Coritiba? 2) Como Renato escalaria a equipe nas ausências de Barcos, Kleber e Vargas? 
Bom, o Grêmio mostrou outro espírito e outro grau de concentração na comparação com a partida anterior, mas ainda ficou um pouco distante de retomar o seu melhor futebol. O começo da partida foi de pouca bola no chão, muito chutão e muita briga e discussão. Pouquíssimas vezes as equipes conseguiam trocar uma sequência de passar. Tal situação não era de todo ruim pra quem atua como visitante, mas o problema é que sem os seus principais avantes, o Grêmio não articulava jogadas de ataque e Mamute e Lucas Coelho não conseguia segurar a bola na frente. O Atlético passou a ganhar a maioria dos rebotes/”segunda bola” e assim chegou mais próximo da área tricolor. Aos 36 minutos, após uma série de dividas e carrinhos, a bola sobrou para Ederson na ponta direta. Dali saiu o cruzamento, em que Dellatorre tomou a frente de Werley e cabeceou no canto de Dida. Pouco depois o arqueiro gremista fez grande defesa em um chute rasteiro de Everton.
O ritmo do jogo diminuiu um pouco no segundo tempo. O Grêmio melhorou com as substituições feitas por Renato a partir dos 15 minutos e passou a ter mais presença ofensiva, e quase empatou em duas bola cruzadas na área. Na primeira, aos 36 minutos, Elano cabeceou fraco e defesa do Weverton foi facilitada, na segunda, aos 45, Riveros teve a melhor chance gremista, mas a sua cabeçada passou rente a trave. Assim o jogo

O 1×0 contra é um resultado ruim, sobretudo complicado, mas é plenamente reversível. Pelo que se viu ontem no campo e pelo o que esses times já apresentaram na temporada não é nenhum exagero dizer que o Grêmio tem totais condições de ganhar por dois gols de diferença na Arena.
Na minha visão, o Grêmio melhorou bastante com a entrada do Elano no segundo tempo. Eu não teria iniciado com Mamute e Lucas Coelho (optaria por um deles só). Mas entendo que Renato pensou num jogo duro, de contato físico e chutões (e de fato foi isso que aconteceu no começo) e nesse cenário Elano, Maxi Rodriguez e Paulinho (alternativas para jogar mais a frente) poderiam penar na partida.

Tenho certeza que procurador-geral do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (SJTD), Paulo Schmitt, que é atleticano, não vai ter nenhum constrangimento em denunciar um jogador do furacão (No caso o Paulo Baier, pela cotovelada em Bressan). Não concordo com essas punições exageradas e muito menos com essa figura do inquisidor/fiscal do “bom futebol”. Mas se ele existe, deve atuar de forma imparcial.

 Fotos: Hedeson Alves (UOL), Albari Rosa (Gazeta do Povo), Felipe Gabriel (Lance), Heuler Andrey (Gazeta Press) e Diego Vara (Zero Hora)

Atlético-PR Atlético Paranaense 1×0 Grêmio Grêmio

ATLÉTICO-PR: Weverton; Léo, Manoel, Luiz Alberto e Juninho; Deivid, Zezinho (João Paulo – 32’/2°T), Everton e Paulo Baier (Fran Mérida – 39’/2°T); Dellatorre (Ciro – 26’/2°T) e Ederson.  
Técnico: Vagner Mancini.

GRÊMIO: Dida; Werley, Rhodolfo e Bressan; Pará, Souza, Ramiro, Riveros e Alex Telles; e Yuri Mamute (Paulinho – 31’/2°T) e Lucas Coelho (Elano – 14’/2°T).
Técnico: Renato Portaluppi

Copa do Brasil 2013- Semifinal – Jogo de Ida
Data: 30/10/2013, quarta-feira, às 21h50min
Local: Estádio Durival de Britto, em Curitiba (PR)
Público: 16.014 (15.162 pagantes)
Renda: R$ 302.910,00
Árbitro: Ricardo Marques Ribeiro (Fifa/MG)
Auxiliares: Carlos Berkenbrock (SC) e Carlos Augusto Nogueira Jr (SP)
Cartões amarelos: Ederson (CAP) Alex Telles, Bressan (GRE)
Gols: Dellatorre, aos 3 minutos do 1° tempo

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s


%d bloggers like this: