Não Pagantes 2012 x Não Pagantes 2013

Já abordei essa questão dos não pagantes em março desse ano e ao final do primeiro semestre, mas esse é um tema que merece atenção contínua. Para efeitos de comparação, acho importante lembrar dos números de 2012.

Nos 36 jogos disputados no Olímpico no ano passado a média de não pagantes foi de 5.123 (correspondente a 20,77% do público total). Se desconsiderarmos as seis partidas jogos onde ocorreram promoções que franqueavam entrada de torcedores (confrontos contra Novo Hamburgo, Avenida, Figueirense, Atlético-GO, Náutico e Ponte Preta) a média de não pagantes cai para 3.637 (correspondente a 15,24% do público total).
Até aqui em 2013 foram disputadas 28 partidas do Grêmio na Arena. A média de não pagantes é de 1.950 (correspondente a 7,77% do público total). É de se supor que essa diminuição ocorreu em virtude da mudança na política de ingresso de menores. No Olímpico, menores de 12 anos não pagavam para assistir os jogos no anel inferior. Na Arena, apenas as crianças de colo (menores de 2 anos) ficam isentadas de ingresso. Ainda assim, seria interessante saber quem exatamente são esses torcedores que não pagam ingressos para frequentar o novo estádio gremista.
Curiosamente o clube faz hoje a primeira promoção do tipo de liberar acompanhantes de sócios na Arena. Eu sou totalmente favorável a medidas que visem aumentar o público presente no campo, mas entendo que as promoções devam sempre prestigiar os sócios e/ou visar potenciais novos sócios. Dessa maneira, acho que a medida de liberar ingressos para mulheres é bem questionável, especialmente se considerarmos que elas representam um percentual significativo do quadro social do clube.

One Response to “Não Pagantes 2012 x Não Pagantes 2013”

  1. Cuia Says:

    Também sou sempre a favor de promoções que atraiam mais público, aliás, ingressos mais baratos na arena deveria ser uma regra. Porém, concordo que antes de qualquer coisa o sócio é quem deve ser o privilegiado e ter a preferência. Por isso escrevi um texto lá no sempre imortal e enviei o link para várias pessoas ligadas a direção, até agora não recebi resposta e continuo sem saber como não sócios conseguiram ingresso pra geral nos jogos contra corinthians e atlético pr, se antes de liberar a venda para o público em geral os bilhetes para o setor já estavam esgotados. Chego estar com vergonha de tocar nesse assunto pois estou me achando um imbecil já que até hoje ninguém me respondeu. Imagino que meus questionamentos sejam muito idiotas. Segue link do texto http://sempreimortal.wordpress.com/2013/11/09/duvidas-sobre-ingressos-pro-setor-geral-da-arena/

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s


%d bloggers like this: