Brasileirão – Grêmio 1×0 Goiás

O Grêmio precisa vencer o Goiás (adversário direto) para se assegurar na Libertadores 2014. E o time tricolor não perdeu tempo. Repetindo a escalação ofensiva (com 2 volantes, 1 meia e 3 atacantes) os comandados de Renato Portaluppi foram para cima do adversário desde o apito inicial, promovendo uma pressão inicial que a tempos não era visto na Arena. Barcos perdeu boa chance logo aos 7 minutos, em jogada que Renan fez boa defesa. Mas aos 15 saiu o gol do Grêmio. Pará puxou um bom contra-ataque, Ramiro apareceu em velocidade pela direita, passou por um marcador, chutou cruzado e Barcos se esticou para empurrar a bola para as redes.
O Goiás teve alguma oportunidades de empatar ainda no primeiro tempo, mas no restante do tempo o Grêmio mostrou algum controle nas ações, numa partida que acabou ficando muito dura, com muitos chutões e disputas fortes, mas com pouca bola no chão. Melhor pro tricolor que construiu o marcador nos minutos iniciais.

 

Muito importante a conquista da vaga na Libertadores. Espero que essa confirmação sirva para melhor planejar o ano de 2014, e não somente como justificativa para gastos desenfreados. Aliás, gastar menos não pode ser encarado como sinonimo de “apequenamento”. A questão passa por gastar “melhor”.
Renato tem direito de estar brabo com o “X9” e com o “imbecil” que inventa uma matéria. Só acho que ele acaba avançando o sinal quando começa a querer decidir sobre o orçamento e o tamanho da folha para 2014. E também penso que não é papel do treinador falar sobre o que é ” pensamento do presidente”.

Barcos voltou a fazer gols, Bressan esteve muito bem na defesa, mas para mim o melhor em campo foi Josef Souza. Jogou demais. Incansável nos desarmes.

Ramiro é um volante destruidor? Não cria? Não chega na frente? E a jogada do gol? Temos que ter muito cuidado com esses conceitos e pré-conceitos sobre as posições e funções dos jogadores.

Fotos: Tiago Baldasso (tiagobaldasso.wordpress.com), Lucas Uebel (Grêmio.net),  Ricardo Giusti (Correio do Povo) e Vinícius Costa (UOL)

Grêmio Grêmio 1×0 Goiás Goiás

GRÊMIO: Dida; Pará, Rhodolfo, Bressan e Alex Telles; Souza, Ramiro, Zé Roberto (Adriano – 30’/2°T) e Vargas; Kleber (Maxi Rodríguez – 22’/2°T) e Barcos (Elano – 38’/2°T).
Técnico: Renato Portaluppi
GOIÁS: Renan; Vítor, Ernando, Valmir Lucas e William Matheus; Amaral, Thiago Mendes, Eduardo Sasha (Ramon – 33’/2°T), Hugo e Renan Oliveira (Roni – 27’/2°T); Walter (Léo Bonatini – intervalo). 
Técnico: Enderson Moreira

37ª Rodada – Campeonato Brasileiro 2013
Data: 1º/12/2013, domingo, 19h30min
Local: Arena do Grêmio, em Porto Alegre (RS)
Público: 34.381 (23.910 pagantes)
Renda: R$ 948.467,00

Árbitro: Heber Roberto Lopes (Fifa-PR)
Assistentes: Emerson Augusto de Carvalho (Fifa-SP) e Marcelo Carvalho Van Gasse (Fifa-SP)
Cartões amarelos: Walter, Sasha, William Matheus (GO) Souza, Vargas, Elano (GRE)
Gols: Barcos, aos 15 minutos do 1º tempo

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s


%d bloggers like this: