Brasileirão – Portuguesa 0x0 Grêmio

O jogo tinha tudo para ser empate. Tinha tudo para ser 0x0. E foi exatamente isso que aconteceu. O Grêmio precisava do empate para garantir a vaga direta na fase de grupos da Libertadores. A Lusa precisava de um ponto para evitar qualquer resquício de chances de rebaixamento. O jogo foi leve, de pouquíssimo interesse. Estranhamente, foi o tricolor que, embora fosse visitante, mais pressionou e mais criou chances. Barcos teve duas boas chances no primeiro tempo (Na primeira o chute foi em cima do goleiro, na segunda o argentino não soube aproveitar o recuo mal feito pela defesa adversária). 
As disputas não eram muito duras, apenas Diogo e Vargas destoaram do espírito do confronto (Mais uma vez o chileno jogou praticamente como um meia, recuando mais do Kleber e do que Zé Roberto). No início da segunda etapa o Grêmio teve mais oportunidades. Com quatro minutos, Zé Roberto carimbou o travessão em cobrança de falta. Pouco depois, Kleber teve a bola a feição para abrir o marcador, mais foi bloqueado pelo zagueiro adversário no último segundo. Depois disso os times evitaram de correr riscos e, sabiamente, trataram de garantir o 0x0.

No pós-jogo Renato afirmou: “o mais importante foi o resultado do trabalho, a campanha era para ser campeão, mas o Cruzeiro disparou”. Tem parcial razão. O resultado é de fato o mais importante, o Cruzeiro realmente disparou mas não dá pra dizer que a campanha do Grêmio foi de campeão. O aproveitamento do Grêmio no Brasileirão 2013 foi de 57,01% (53,33% com Luxemburgo e 57,57% com Renato). Em 2009 o Flamengo se sagrou o campeão com menor aproveitamento da história dos pontos corridos, com 58,77% (67 pontos em 38 jogos, contra 65 pontos nos mesmo 38 jogos do Grêmio em 2013)

A classificação para a fase de grupos da Libertadores  é importantíssima. Ajuda a planejar não só a pré-temporada, como todo o ano de 2014. Contudo, é importante lembrar que o Grêmio esteve em 5 das ultimas 10 edições do torneio continental (já considerando a do ano que vem). Nesse período só o São Paulo, dos grandes brasileiros, teve mais participações. O Grêmio tem jogado ano sim, ano não a Libertadores. Não é um evento tão raro ou tão especial que justifica gastos exorbitantes ou indisciplina orçamentária.

  

Fotos: Reginaldo Castro (Terra) e Rubens Cavallari (Correio do Povo)

Portuguesa Portuguesa 0x0 Grêmio Grêmio

PORTUGUESA: Lauro; Luis Ricardo (Carlos Alberto, 44’/2ºT), Lima, Valdomiro, Rogério; Ferdinando, Corrêa e Moisés; Diogo (Willian Arão, 21’/2ºT), Henrique e Wanderson (Héverton, 32’/2ºT)
Técnico: Guto Ferreira.
GRÊMIO: Dida, Pará, Rhodolfo, Bressan e Alex Telles; Souza, Ramiro e Zé Roberto; Vargas (Maxi Rodríguez, 21’/2ºT), Barcos e Kleber
Técnico: Renato Portaluppi
38ª Rodada – Campeonato Brasileiro 2013
Data: 08/12/2013, domingo, 17h00min
Local: Canindé, em São Paulo (SP) 
Público: 4.539 pagantes
Renda: R$ 90.810,00
Árbitro: Émerson de Almeida Ferreira (MG)
Auxiliares: Fábio Pereira (Fifa-TO) e Marrubson Melo Freitas (DF)
Cartões amarelos: Diogo e Henrique (POR); Vargas (GRE) 

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s


%d bloggers like this: