Transmissões no Brasileirão 2013 – Final

Repetindo o que publiquei no ano passado, fiz um levantamento de como foram transmitidos todos os jogos do Grêmio no Brasileirão 2013. Os números estão na tabela acima. Na comparação com 2012 fica claro que o tricolor teve mais jogos exibidos em televisão aberta (o que é sempre bom), teve um aumento nos jogos transmitidos pelo Sportv (que, tirando a satisfação do assinante, pouco acrescente para o clube) e uma considerável diminuição dos jogos exclusivos do PFC (o que poderia significar uma menor participação do clube na divisão da verba do pay-per-view, contudo vimos que até a metade da competição a participação do Grêmio aumentou em relação ao ano passado. Resta saber como ficou essa questão no final do campeonato)

Ano passado eu fiz a comparação direta das transmissões do Grêmio com o Co-irmão. Dessa vez achei melhor ampliar a levantamento, incluindo os grande de BH (times de grandeza similar a dupla Gre-Nal e também fora do eixo RJ/SP) e os favoritos da mídia paulista (Corinthians) e carioca (Flamengo).  Podemos ver na tabela abaixo que os Corinthianos encontram-se no “melhor” dos mundos, tendo muitos jogos em  TV Aberta e muitos jogos exclusivos do pay-per-view.

Eu sigo achando muito curioso que esse tema do contrato de televisionamento e transmissão dos jogos, que recebeu tamanha atenção e espaço em 2011 tenha tão saído tão rapidamente da pauta das discussões entre os gremistas nos últimos anos.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s


%d bloggers like this: