Gauchão 2014 – São José 1×0 Grêmio

 O time B do Grêmio não começou bem o Campeonato Gaúcho 2014. A equipe formada pelo time sub-20 tricolor teve uma atuação muita fraca, sendo derrotada no gramado sintético do Passo D´areia. É pouco prudente fazer qualquer análise mais profunda sobre o que foi visto ontem em campo, uma vez que além da habitual dificuldade da grama artificial, havia ainda a questão do forte calor que fazia em Porto Alegre na tarde de ontem. O próprio São José, habituado ao campo, não fez uma grande partida, apesar de ter sido superior no confronto. Aos 34 minutos do primeiro tempo, Jean aproveitou uma das poucas oportunidades surgidas no jogo e chutou uma bola com efeito (ou talvez com desvio na zaga) que Follmann não conseguiu cortar:1×0 que o Zequinha administrou até o final.
Eu acho muito triste que se permita, sem maiores debates, que um time de futebol profissional da 1º divisão do futebol gaúcho utilize grama sintética no seu estádio. Não temos aqui no estado uma condição climática/geográfica/financeira que inviabilize o uso de grama natural. Mas se é assim poderiam se mitigar as dificuldades. Ou se joga no gramado sintético, ou se joga com calor acima de 40º c. As duas coisas juntas não dá. O curioso é que um outro time da capital só teve que atuar nesse novo terreno do Passo D´areia no frescor da noite.
Imagino que a causa tenha sido o calor, mas achei o Grêmio muito frouxo na marcação. Um detalhe interessante é que foi o São José a equipe que mais cometeu faltas na partida (27 a 17, segundo o FootStats).
Não acho certo a mudança de planejamento tão cedo na temporada. Quero muito acreditar que a antecipação da estréia do time principal de fato não tenha nada a ver com o insucesso do time B. Aliás, não se pode fazer terra arrasada com os garotos que atuaram ontem. Um bom exemplo disso está no ano passado: Ramiro era um dos atletas que atuou nas vexatórias derrotas para o Canoas e São Luiz no início de 2013 e depois se firmou como titular, e um dos destaques, no Brasileirão.

Qual partida recebeu mais público: O jogo-treino do time A ou a estreia oficial do Grêmio no ano com o time B? O simples fato de poder se questionar isso revela a desvalorização do “produto” que é feita através desse excesso de jogos sem sentido.

Fotos: Lucas Uebel (Grêmio.net) e Marcelo Campos (MCDEZ Comunicação)

São José-RS São José 1×0 Grêmio Grêmio

SÃO JOSÉ: Luiz Carlos; Bindé, Fernando, Júlio Santos e Brida; Jonas, Ramos, Felipe Guedes (Sander, 39’/2ºT) e Rafinha (Chiquinho Resende, 40/2T); Jean e Eraldo (Franciel, 14’/2ºT).
Técnico: Beto Campos
GRÊMIO: Follmann; Tinga, Rafael Thyere, Canavesio e Breno; Moisés, Matheus Biteco (Guilherme Amorin, 24’/2ºT) e Jeferson; Luan, Yuri Mamute (Everton, 15’/2ºT) e Everaldo (Angelo, 10’/2ºT).
Técnico: Marcelo Mabília

1ª Rodada – Campeonato Gaúcho 2014
Data: 19/01/2014, domingo, 17h00min
Local: Estádio Passo D’Areia, em Porto Alegre-RS  
Público: 823 pagantes
Renda: R$ 26.120,00
Árbitro: Luís Teixeira Rocha
Auxiliares: Marcelo Barison e Júlio César dos Santos
Cartões amarelos:
Jonas, Rafinha e Guedes (SJO) e Guilherme (GRE)
Gols: Jean, aos 34 minutos do primeiro tempo

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s


%d bloggers like this: