Gauchão 2014 – Grêmio 4×0 Aimoré

 
 

 E o time principal do Grêmio fez sua estreia na temporada 2014. E fez uma boa estreia, feitas todas as ressalvas. É óbvio que podemos questionar se o campeonato gaúcho é parâmetro ou mesma a fragilidade do Aimoré (que é a única equipe que ainda não somou pontos na competição), mas ainda assim acredito que o tricolor mostrou algumas características interessantes. Enderson Moreira escalou o time com 3 volantes, formando uma espécie de losango no meio de campo, que ficava um pouco torto uma vez que Maxi Rodriguez jogava mais aberto pela direita e Riveros avançava mais do que Ramiro.
O jogo em si foi resolvido rapidamente, na primeira meia hora. Aos 13, Barcos recebeu uma bola pelo lado direito, cortou para dentro e chutou de pé esquerdo , acertando o ângulo para marcar o 1×0. O Aimoré sentiu demais o golpe e não reagiu (sequência de fotos acima). Aos 22, Riveros recebeu em posição duvidosa e cruzou, Barcos cabeceou e Bressan completou pras redes. Cinco minutos depois, foi o estreante Edinho que marcou o seu, desviando a falta batida por Maxi Rodriguez (sequência de fotos abaixo). O Grêmio chegou a marcar o quarto ainda no primeiro tempo, mas o bandeirinha Paulo Conceição assinalou equivocadamente impedimento na jogada. Nos 45 minutos finais o tricolor, como era de se esperar, reduziu um pouco o ritmo, mas ainda assim chegou nos 4×0, em um pênalti sofrido por Bressan e convertido por Kleber.

 O lado ruim de um jogo como ontem é a possível empolgação excessiva com uma amostragem mínima. O lado bom é que ajuda a diminuir certos questionamentos. Barcos fez belo gol e foi importantíssimo na partida. Kleber voltou a marcar e Marcelo Grohe, mesmo num jogo disparelho, teve oportunidade de mostrar serviço.
Um aspecto que eu gostei muito no time do Grêmio era de que os atletas não mostraram pudor em cometer faltas para evitar um contra-ataque, o que pode fazer toda diferença num jogo decisivo (lembram da semifinal da Copa do Brasil de 2012?). Pode ser pouco, mas é indicativo de uma equipe bem treinada. 
Aos poucos se entende porque tem gente que ama e porque tem gente que odeia o futebol do Edinho. Por sinal, gostei da forma que ele se posicionou. Como era de se esperar ele se por diversas vezes se junta a linha dos zagueiros, mas sempre fechando pelo lado, e não se enfiando entre Bressan e Rhodolfo, e isto me parece ser bem mais producente.
Maxi Rodriguez jogou mais aberto pela direita (imagino que para balancear o posicionamento de Kleber, que costuma cair mais pela esquerda). Além disso, o uruguaio, ainda que com dificuldades, marcou mais do que costumava marcar em 2013, ficando responsável por acompanhar o lateral adversário.
Eu sigo achando que essas promoções de “acompanhante entra de graça” deveriam ser melhor pensadas. O público total de ontem ficou na casa dos 15 mil (que foi a média dos 5 jogos que o Grêmio fez na Arena pelo Gauchão 2012). Contudo, no ano passado, a média de pagantes na Arena no Gauchão do ano passado foi de 12.900, contra quase 11 mil ontem.

 
 

Fotos: André Kruse e Guilherme Testa (@GuimmyTesta)

 Grêmio Grêmio 4×0 Aimoré Aimoré

GRÊMIO: Marcelo Grohe; Pará, Rhodolfo, Bressan e Wendell; Edinho, Riveros, Ramiro, Maxi Rodríguez (Jean Deretti, 36’/2º) e Kleber (Lucas Coelho, 38’/2º); Barcos (Paulinho, 29’/2º).

Técnico: Enderson Moreira

AIMORÉ: Rafael; Danilo Baia, Marcelo Ramos, Rogério e Juca; Luanderson, Cristian Lucca, Toto (João Paulo, 29’/1º) e Diego Torres; Paulinho Macaíba (Cleiton, intervalo) e Lucas Silva (Moacir, 19’/2º).
Técnico: Ben-Hur Pereira

03ª Rodada – Campeonato Gaúcho 2014
Data: 26 de janeiro de 2014, domingo, 19h30min
Local: Arena do Grêmio, em Porto Alegre-RS
Público: 15.911 (10.824 pagantes)
Renda: R$ 303.675,00
Arbitragem: Jean Pierre Gonçalves Lima
Auxiliares:  Paulo Ricardo Conceição e Charles Lorenzetti.
Cartões amarelos: Danilo Baia, Cristian Lucca, Rogério (A)
Gols: Barcos, aos 13, Bressan  aos 22 e Edinho aos 27 minutos do primeiro tempo; Kleber (pênalti), aos 33 minutos do segundo. 

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s


%d bloggers like this: