Gauchão 2014 – Juventude 1×1 Grêmio

Depois da estréia no domingo passado, os titulares do Grêmio voltaram a campo contra o Juventude em Caxias. Contra o Aimoré o tricolor deixou boa impressão, mas o mesmo não aconteceu ontem, quando a atuação, na melhor das hipóteses, pode ser classificada como irregular. Nos primeiros lances o time chegou no ataque e deu a falsa impressão que poderia ter o controle da partida. Mas o Juventude abriu o placar cedo, no desvio de cabeça de Zulu no chute Diogo Oliveira, que tinha apanhado sozinho o rebote de um escanteio.
A partir daí o Grêmio esteve muito mal, não conseguindo articular jogadas, se vendo uma sucessão de jogadas bisonhas dos atletas gremistas. Pra completar o quadro ruim, o time parece sem força o suficiente para parar o Juventude. Por sorte o placar permaneceu no 1×0 até a meia hora final do jogo, que foi onde o tricolor de fato a mostrar algum empenho futebolístico. O time parece ter aguardado ter sombra no gramado para começar a jogar e assim conseguiu ocupar o campo de ataque.  Aos 30 minutos, Wendell fez boa jogada pelo meio, servindo Jean Deretti e aparecendo dentro da área para pegar o rebote do goleiro Fernando. No final o Grêmio chegou a ensaiar uma pressão, tendo Bressan acertado o travessão numa cabeçada, mas o 1×1 acabou sendo mais justo pela apatia e desencontro mostrados pelo time durante toda a primeira hora de partida.

 

É demasiadamente cedo na temporada e por isso as oscilações são esperadas. E nesse verão parece ser justo encarar o “torcedor compreensivo” e dar um desconto devido ao calor.
Gostei da autocrítica feita pelo Enderson Moreira. Pode ser pouco, mas já é um começo.
Kleber esteve abaixo da crítica. Demorou a ser substituído.
Wendell apareceu bem (não na jogada do gol) e Deretti consegui ajudar o time com sua entrada. E penso que, por uma questão de ritmo, preparo e movimentação que os atletas apresentam nesse momento, o Riveros não pode ser reserva.
O arremesso de rojões para dentro de campo se constituem num fato muito grave. Um fato para policia investigar. E, ainda que se reconheça que se possa ter implicações em outras esferas, não consigo entender porque sempre se cogita primeiro (ou apenas se cogite) a punição desportiva para o clube. As medidas mais rápidas nem sempre são as mais justas e eficazes. A propósito, como anda a questão do torcedor que jogou um rojão no Olímpico no Gre-Nal do Brasileirão de 2012? Ele foi investigado? Foi processado? Segue integrando o quadro social do Grêmio? Tem frequentado estádios? Está pagando pelo prejuízo que o Grêmio teve? 

Fotos: Lucas Uebel (Grêmio.net)

Juventude Juventude 1×1 Grêmio Grêmio

JUVENTUDE: Fernando; Rafael Pereira, Héverton, Diogo e Julinho; Leandro Melo, Mika, Jardel e Diogo Oliveira (Juliano, 20’/2ºT); Douglas e Zulu
Técnico: Geraldo Delamore

GRÊMIO: Marcelo Grohe; Pará, Rhodolfo, Bressan e Wendell; Edinho (Riveros, 26’/2ºT), Ramiro; Zé Roberto e Maxi Rodríguez (Jean Deretti, 20’/ºT); Kleber (Paulinho, 41’/2ºT) e Barcos
Técnico: Enderson Moreira

5ª Rodada – Campeonato Gaúcho 2014
Data: 02 de fevereiro de 2014, domingo, 17h00min
Local: Estádio Alfredo Jaconi, em Caxias do Sul.
Arbitragem: Francisco dos Santos Neto
Auxiliares:  Tatiana Jaques de Freitas e Marcelo Oliveira e Silva.
Cartões amarelos: Rhodolfo, Bressan (G); Diogo Oliveira (J)
Gols: Zulu (J), aos 13 min do primeiro tempo; Wendell (G), aos 30 min do segundo tempo.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s


%d bloggers like this: