Gauchão 2014 – Grêmio 1×0 Veranópolis

E o time titular do Grêmio fez mais uma partida fraca pelo campeonato gaúcho. Ainda é muito cedo na temporada, ainda faz muito calor no Rio Grande do Sul, mas ainda assim o tricolor foi demasiadamente apático contra um Veranópolis que, na melhor das hipóteses, mostrou alguma competência para defender. O time gremista até buscava o gol, mas fazia isso sem velocidade ou força. Ademais a equipe carecia de maior movimentação. Um exemplo disso ficou claro num lance do primeiro tempo, quando Edinho tentou uma virada para Pará, mas o volante acionou o colega no ponto futuro, enquanto o lateral permaneceu no mesmo local que se encontrava. Durante boa parte do jogo o Grêmio se limitou a irritantes chuveirinhos na área, sem que houvesse ao menos um posicionamento para aproveitar o rebote, visto que os defensores do VEC costumavam afastar o perigo.
O panorama só foi alterado após as entradas de Jean Deretti e Luan, que deram um mínimo de velocidade e ímpeto ao ataque do Grêmio. Aos 28, Luan partiu para o contra-ataque, passou pelo goleiro Rodrigo Rocha que havia abandonada a meta, mas demorou muito para definir a jogada (últimas duas fotos abaixo). No lance seguinte, Zé Roberto cobrou falta na área, Rhodolfo desviou de cabeça e Barcos completou para as redes. 1×0, que talvez tenha sido muito mais do que o Grêmio merecia.

Talvez seja prematuro fazer diagnóstico, mas me parece que falta velocidade ao time do Grêmio. Fica muito difícil competir no futebol moderno com a cadência que o tricolor vem apresentando. Mas é importante lembrar que o jogo rápido não é atingido somente com atletas que corram em alta velocidade. Ex: Kléber,  que tem se arrastado em campo e foi duramente vaiado ontem, formou um ataque bastante veloz com Thiago Ribeiro e W.Paulista no Cruzeiro em 2009/2010.

Muito legal essa iniciativa de dar desconto no estacionamento para carros com mais passageiros. Se justifica pela greve dos rodoviários, mas poderiam estudar a manutenção dessa promoção (talvez em outros patamares) para o restante do ano.
Uma das grandes vantagens da Arena é facilidade para ingressar e sair do estádio. Entendo que queira se poupar custos em jogos de menor público, mas não faz o menor sentido bloquear a metade das rampas (que se reduza o nº de funcionários por rampa então) e fechar boa parte dos portões (esses sem qualquer aviso anterior). Tal medida antes de ser econômica, é um subaproveitamento do estádio,  lembrando aquela velha analogia de querer colocar um motor de Fusca numa Ferrari.

Fotos: Lucas Uebel (Grêmio.net) e André Kruse

Grêmio Grêmio 1×0 Veranópolis Veranópolis

GRÊMIO: Marcelo Grohe; Pará, Rhodolfo, Bressan e Wendell; Edinho (Riveros, 22’/2º), Ramiro, Zé Roberto e Maxi Rodríguez (Jean Deretti, intervalo); Kleber (Luan, 14’/2º) e Barcos.
Técnico: Enderson Moreira

VERANÓPOLIS: Rodrigo Rocha; Fininho (Gasparetto, 27’/2º), Léo Dagostini, Douglas Assis e Romano; Marcos Rogério (Juninho, 35’/2º), Glauber, Bruno Coutinho (Soares, 24’/2º) e Eduardinho; Lê e Juba.
Técnico: Julinho Camargo

06º Rodada – Campeonato Gaúcho 2014
Data: 05 de fevereiro de 2014, quarta-feira, 19h30min
Local: Arena do Grêmio, em Porto Alegre-RS
Público: 7.283 (5.895 pagantes)
Renda: R$ 156.767,00
Árbitro: Fabrício Neves Corrêa
Auxiliares: José Antônio Franco Filho e José Eduardo Calza
Cartões amarelos: Marcos Rogério, Léo Dagostini (V), Rhodolfo (G)
Gol:
Barcos, aos 29 minutos do segundo tempo.

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s


%d bloggers like this: