O número na camisa de 1950

É sabido que a primeira Copa do Mundo que contou com numeração nas camisas dos atletas foi a de 1950, mas a introdução dos números nos fardamentos pode ser atribuída aos clubes ingleses na década de 30, tendo como grande paradigma a final da Copa da Inglaterra de 1933, disputada entre Everton e Manchester City.
Ao que tudo indica o Grêmio só foi implantar a numeração juntamente com o primeiro mundial disputado em solo brasileiro. Em imagens de setembro de 1949 vemos o time usando o fardamento tricolor sem qualquer número aparente. Já no ano seguinte, podemos ver claramente (na foto acima) o número 3 estampado na camisa do zagueiro Joni, que disputa a bola com o camisa 11 Medina, na vitória de 5×1 do Grêmio sobre o Renner. Também aparecem no lance o goleiro Fassina e Heitor.
Interessante que esse número era preto, e posteriormente a numeração na cor branca se tornou a mais comum nas camisas titulares do Grêmio.
Advertisements

2 Responses to “O número na camisa de 1950”

  1. Anônimo Says:

    Ótima reportagem! Interessante saber sobre a hostória do nosso time! Obrigado!!

  2. Anônimo Says:

    É com enorme prazer que posso ver meu vô, o goleiro Fassina, defendendo o grêmio nesta foto! Na época ele jogava para poder pagar sua faculdade de ciências contábeis.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s


%d bloggers like this: