Libertadores 2014 – Atlético Nacional 0x2 Grêmio

Havia uma grande dúvida sobre como o Grêmio reagiria a derrota no Gre-Nal, de como se iria se restabelecer da letargia do segundo tempo de domingo, do cansaço alegado na coletiva pós-jogo.  E a resposta da equipe gremista foi a melhor possível, ganhando a partida, jogando bem e se classificando antecipadamente para as oitavas de final da Libertadores.
O confronto foi o menos nervoso do tricolor até aqui. É claro que existiram dificuldades, que teve pressão, mas muito menos do que se poderia esperar de um jogo  fora de casa contra um campeão da América num enfrentamento pelo grupo da morte. E essa “tranquilidade” talvez passe pela atitude do Grêmio, que foi pouco incomodado num primeiro tempo que pouca coisa aconteceu. O time de Enderson Moreira apresentou uma defesa muito bem postada, e seus homens de frente não deixaram de pressionar a saída de bola do adversário. Ao atacar o Grêmio novamente sentiu falta de um jogador que trabalhasse mais as jogadas, umas vezes que todos avanços eram tentados na transição rápida ou na ligação direta. O Atlético Nacional acabou tendo maior posse bola, mas de maneira inócua, uma vez que as ações era ditadas por jogadores sem talento para tanto, como o camisa 2 Medina.
Em termos de classificação o 0x0 dos primeiros 45 minutos já era bem interessante para o Grêmio. Mas o time voltou ainda melhor para o segundo tempo, conseguindo adiantar a linha de marcação e roubar mais bolas no meio de campo. Aos 7 minutos, Luan dominou uma bola difícil na direita, quase em cima da linha lateral, mas deu sequência na jogada, passando pelo marcador e acionando Ramiro, que cruzou para Dudu marcar o 1×0. Com a desvantagem o Nacional foi pra cima e pressionou bastante em busca do empate, que só não aconteceu em função de Marcelo Grohe, que fez ao menos três grandes defesas. Esse ímpeto do time da casa durou até os 24 minutos do segundo tempo, quando Barcos e Luan ganharam uma série de disputas na intermediária ofensiva e o argentino arrancou em velocidade até a grande área, aonde deu um leve toque para tirar o goleiro Armani da jogada e estabelecer o 2×0 final.

O resultado foi importantíssimo para o futuro do Grêmio na competição e atuação foi importantíssima para a retomada da autoestima da equipe e torcida. Nesse último aspecto, foi muito bom que o time tenha tido um confronto fora de casa três dias depois da derrota no clássico.
No intervalo do jogo eu li críticas (algumas bem pesadas) ao Luan. Nada poderia ser mais injusto. É o jogador mais inexperiente do time e vem fazendo dupla função, de armador e finalizador. A jogada que ele fez no início do primeiro gol é simplesmente genial. Um desafogo para o time.
Um aspecto que, ao primeiro olhar, pode ser contraditório a todo esse boa atuação do time é o reconhecimento de que Marcelo Grohe foi um dos melhores jogadores em campo. Mas as jogadas que terminaram em defesas dele foram muito mais mérito do ataque adversário do que falhas da defesa tricolor.
Essa meia preta, com duas listras na parte da frente, parece ser novidade para mim. A usada no ano passado era diferente. Será que essa e a branca serão exclusivas da Libertadores?

Fotos: AFP (Terra) e  EFE (Colombia.com)

Atlético Nacional Atlético Nacional 0x2 Grêmio Grêmio

A. NACIONAL: Franco Armani; Medina, Murillo e Alexis Henríquez (Berrio, 17’/2º); Bocanegra, Mejía, Juan Valencia, Cárdenas, Cardona e Farid Diaz (Páez, 34/2º); Juan Pablo Angel (Jefferson Duque, 13/2º).
Técnico: Juan Carlos Osorio
GRÊMIO: Marcelo Grohe; Pará, Werley, Rhodolfo e Wendell; Edinho, Ramiro, Riveros, Luan (Alán Ruiz, 37/2º) e Dudu (Geromel, 44/2º); Barcos (Léo Gago, 45/2º).

Técnico: Enderson Moreira

5ª Rodada – Grupo 06 – Libertadores 2014
Data: 02 de abril de 2014, quarta-feira, 22h00min
Local: Estadio Atanasio Girardot, em Medellín, Colômbia
Público: 42.840 espectadores. 
Renda: $1.360.481,00
Arbitragem: Enrique Caceres-PAR
Auxiliares: Carlos Caceres-PAR e Juan Zorrilla-PAR 
Cartões amarelos: Pará

Gols: Dudu (G), aos 7 minutos  e Barcos, aos 24 minutos do segundo tempo.

2 Responses to “Libertadores 2014 – Atlético Nacional 0x2 Grêmio”

  1. Anônimo Says:

    André, chegou a fazer a resenha dos jogos contra o NOB ?? Otimo Blog.

    Abs

  2. André Kruse Says:

    Ainda não, não consegui ver os jogos.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s


%d bloggers like this: