Libertadores 2014 – Grêmio 1×0 Nacional

E o Grêmio chegou a última rodada do “Grupo da Morte” tranquilo, já classificado para a próxima fase. Ao Nacional, que já não tinha mais chances de avançar, restava a missão de fazer um enfrentamento honroso em Porto Alegre. E esse cenário ajuda a explicar um pouco o andamento da partida. O tricolor gaúcho mostrou ímpeto logo no início da jogo. Aos 2 minutos Barcos fez jogada pela esquerda e cruzou rasteiro, mas Riveros chegou um pouco atrasado. Dez minutos depois o capitão gremista sofreu pênalti (assinalado pelo bandeirinha). O próprio Pirata converteu , anotando o que acabou sendo o único gol de jogo

Depois disso o jogo ficou um tanto enfadonho. O Grêmio não fez muita força para marcar um segundo tento e o Nacional não se desesperou na busca do empate. No Bolso, o bom Ivan Alonso jogava muito recuado e ficou muito sobrecarregado tendo criar e concluir jogadas. No segundo tempo, apesar dos uruguaios terem chegado a incomodar Marcelo Grohe numa série de escanteios e cruzamentos (e protestado por um pênalti numa dessas jogadas) as melhores chances de gol foram do Grêmio, como na bola que Barcos tentou encobrir Munua, no chute de Lucas Coelho e na jogada em que o time desperdiçou uma chance com o gol livre no último minuto da partida.
 
O Grêmio ficou com a 2ª melhor campanha na classificação geral, tomou apenas 1 gol em toda a fase de grupos e como presente vai enfrentar o atual campeão argentino. Não sei se é possível, no futebol de hoje, escolher adversário (Em 1974 Beckenbauer & Cia conseguiram fazer isso com sucesso), mas mesmo que seja é sempre arriscado afirmar qual adversário é mais ou menos complicado. Me pareceu que o chaveamento do Grêmio foi o pior possível, mas talvez seja bom aproveitar o bom momento do time para tentar avançar com a moral elevada.

Com Dudu e Luan o Grêmio tinha jogada de velocidade pelos lados do campo, mas carecia de maior retenção de bola e criatividade no meio de campo. Infelizmente ontem Alan Ruiz não acrescentou tanto na organização das jogadas, e o time acabou perdendo também a jogada rápida pela direita (Jean Deretti  parece ter entrado para ocupar aquele setor)  Mas mesmo podendo ficar mais centralizado e tendo três companheiros a frente para acionar, o nosso camisa 11 não conseguiu mostrar muito serviço. O curioso é que o posicionamento defensivo permaneceu o mesmo com a ausência de Luan. Dudu volta pelo lado para acompanhar o lateral direito adversário enquanto Alan Ruiz permanece mais centralizado vigiando os volantes do oponente.
Fiquei negativamente surpreso com o público de ontem na Arena. Os 28.302 presentes de ontem formaram  o menor público do Grêmio em Libertadores desde o confronto com o Universidad San Martin pela oitavas de final em 2009.
Um aspecto muito legal da partida de ontem foi ver uma grande quantidade de torcedores do Nacional circulando livremente por Porto Alegre e confraternizando com os gremistas no entorno da Arena antes da bola rolar. Essas situações deveriam se repetir com maior frequência.

 
 Fotos: Lucas Uebel (Grêmio.net)  e Terra (AFP)

Grêmio 1×0 Nacional 

GRÊMIO: Marcelo Grohe; Pará, Werley, Rhodolfo e Wendell; Edinho (Jean Deretti, intervalo), Ramiro, Riveros, Alán Ruiz (Lucas Coelho, 40/2ºT) e Dudu (Maxi Rodríguez, 26/2ºT); Barcos
Técnico: Enderson Moreira
NACIONAL: Munua; Piriz, De los Santos, Scotti (Coates, 7/2ºT) e Diaz; Dorrego, Arismendi (Calzada, intervalo), Prieto e Espino; Iván Alonso e García (Macia, 37/2ºT)
Técnico: Gerardo Pelusso
Grupo 6 – Fase de Grupos – Libertadores 2014
Data: 10 de abril de 2014, quinta-feira, 22h00min
Local: Arena do Grêmio
Público: 28.302 (25.733 pagantes)
Renda: R$ 1.131.941,00
Arbitragem: Oscar Maldonado (Bolívia)
Auxiliares: Efrain Castro e Wilson Arellano (Bolívia)
Cartões amarelos: Alonso, Prieto, De los Santos (N), Ramiro e Maxi Rodríguez (G)

Gols: Barcos (de pênalti), aos 12 minutos do primeiro tempo

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s


%d bloggers like this: