Brasileirão 2014 – Grêmio 2×1 Atlético-MG

 
E o Grêmio, com seus reservas, superou o Atlético-MG na Arena e conquistou seus primeiros três pontos no Brasileirão 2014. E essa vitória começou a ser construída desde o apito inicial. Nos 3 primeiros minutos de jogo o Grêmio obrigou Victor a se movimentar em duas ocasiões. Pouco depois, aos 10 minutos, Alan Ruiz, cobrou uma falta da intermediária e acertou um foguete rasante no canto esquerdo do gol atleticano (vídeo acima). O 1×0 cedo trouxe de volta uma tranquilidade há muito esperada na torcida tricolor. Os suplentes de Enderson seguiram atuando bem, destacando-se especialmente na movimentação e intensidade na marcação, conseguindo incomodar o Atlético desde a sua saída de bola. E numa saída errada, Lucas Coelho aproveitou um recuo mal feito para aplicar uma meia lua em Victor e empurrar para o gol vazio (foto abaixo). 
O Grêmio se sentiu a vontade com o placar conquistado. O time se portou bem no 4-5-1, de modo que e os meias apareceram bastante no jogo, com Rodriguinho mais centralizado e Alan Ruiz e Luan saindo das pontas e entrando na diagonal. O tricolor teve chances de marcar um terceiro, e só foi ver uma reação do Galo depois que Levir Culpi mexeu na sua equipe. Fernandinho descontou aos 39 do segundo tempo e o Atlético terminou a partida pressionando. Mas o placar final ficou nos 2×1, o que foi muito mais justo em relação a tudo que se viu em campo.

Foi possível ver um contraste gritante no quesito “chamar a responsabilidade” no jogo de ontem. Luan era um dos jogadores mais novos e menos experientes em campo. Sempre se apresentou para os companheiros e pediu bola. Já Ronaldinho, que certamente era o atleta mais rodada no gramado, se omitiu das ações, como lhe é costumeiro.
Alan Ruiz fez uma das suas melhores partidas com a camisa do Grêmio. E pela primeira vez jogou aberto pelo lado direito. É de se estudar esse posicionamento para futuras escalações.

Ridículo o cartão vermelho que o juiz deu para o Bressan. De que adianta punir o jogador se depois o juiz não adiciona no período de acréscimos o tempo gasto com a suposta cera?
Não gostei muito dessa camisa nova no campo. Tem muito preto nas golas mangas a patrocínio frontal, com pouco branco nas listras para contrastar. E o detalhe azul da gola não funcionou muito bem.
Grêmio ganhou o jogo. Logo fez bem ao escalar os reservas, descansados e focados, nesta partida? O Atlético é que foi mal ao colocar um time desgastado na Arena? Não vejo certo ou errado nessa questão de poupar ou não os jogadores. Várias abordagens são possíveis. San Lorenzo utilizou reservas no fim de semana; Cruzeiro jogou com força máxima. Na Europa Bayern, Chelsea e Real Madrid pouparam alguns atletas, enquanto o Atlético de Madrid usou sua equipe titular. A questão é examinar o planejamento. E nesse tópico, por mais que estejamos de boa vontade pelo resultado de ontem, fica difícil entender o planejamento do Grêmio, que usa time titular no campeonato gaúcho (que não leva a nada) e time reserva no Brasileirão (que é fundamental da definição do ano seguinte do clube).

Fotos: André Kruse (Grêmio1983.blogspot.com)

Grêmio Grêmio 2×1 Atlético-MG

GRÊMIO: Marcelo Grohe; Moisés, Saimon, Bressan, Breno; Ramiro, Matheus Biteco, Alán Ruiz, Rodriguinho (Walace, 36’/2ºT), Luan (Everton, 29’/2ºT); Lucas Coelho (Rafael Thyere, 42’/2ºT)
Técnico: Enderson Moreira
ATLÉTICO-MG: Victor; Alex Silva, Leonardo Silva, Otamendi, Emerson Conceição; Pierre, Leandro Donizete (André, 31’/2ºT), Fernandinho, Ronaldinho (Guilherme, 21’/2ºT), Tardelli (Marion, 20’/2ºT); Jô. Técnico: Levir Culpi


02ª Rodada – Campeonato Brasileiro 2014
Data: 27 de abril de 2014, domingo, 18h30min
Local: Arena do Grêmio, em Porto Alegre-RS
Público: 10.968 ( 9.245 pagantes)
Renda: R$ 274.344,00.
Árbitro: Wagner Reway (MT),
Auxiliares:  Kleber Lucio Gil (SC) e Neuza Ines Back (SC).
Cartões amarelos: A.Ruiz, Rodriguinho, Bressan; Otamendi, Leonardo Silva e André
Cartão vermelho: Bressan
Gols: Alán Ruiz, aos 10 minutos, e Lucas Coelho, aos 21minutos do primeiro tempo; Fernandinho, aos 39 minutos do segundo tempo

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s


%d bloggers like this: