20 anos da Copa do Brasil 1994 – Grêmio 2×1 Vasco

20 anos atrás, Grêmio e Vasco se enfrentavam pelo segundo jogo da semifinal da Copa do Brasil de 1994. A partida estava inicialmente marcada para o dia 30 de julho, mas a forte chuva que caiu em Porto Alegre naquela sábado fez com que a CBF e a rede Manchete (detentora dos direitos de transmissão do torneio) adiassem o confronto para o dia 3 de agosto, uma quarta-feira. Melhor para o Grêmio, que ganhou tempo para recuperar totalmente alguns jogadores como o lateral Ayupe e o zagueiro Agnaldo.

Escalado por Sebastião Lazaroni com 3 zagueiros e apenas o jovem Jardel na frente, o Vasco começou melhor na partida e teve um pênalti a seu favor marcado por Márcio Rezende de Freitas aos 10 minutos. Mas William desperdiçou a cobrança e o Grêmio cresceu na partida, abrindo 2×0 em dois gols do inesquecível Nildo. Pimentel chegou a descontar aos 45 minutos do segundo tempo, mas era tarde demais para tirar o tricolor da final contra o surpreendente Ceará.


“Colocado à frente da área do Grêmio, um centroavante grandalhão, algo desajeitado, vestindo a camisa do Vasco da Gama, escorava bolas para Willian e Yan. A cena repetiu-se com frequência no Olímpico, na noite de 3 de agosto de 1994.

– O centroavante era o Jardel e nos incomodou muito durante todo o jogo – sorri Roger Machado.

O atual auxiliar técnico de Renato Portaluppi tinha então 18 anos e ainda engatinhava entre os profissionais do Grêmio. A preocupação aumentou quando Jardel sofreu pênalti.

– Por sorte, Willian desperdiçou. Quando Jardel saiu do jogo, tivemos um refresco – diz Roger. (Zero Hora – 27 de outubro de 2013)

“O Vasco até que começou bem a partida. Seus laterais subiam ao ataque e o Grêmio (que tradicionalmente joga melhor fora do que em casa) parecia sentir o peso da responsabilidade. Logo aos 10m. a impressão que desta vez o líbero de Lazaroni (que ontem foi Jorge Luis) encontraria sua redenção. França foi derrubado na área e o juiz Márco Resende de Freitas marcou.

Só que William, com o goleiro gaúcho já caído no canto direito, chutou displicentemente para fora, no canto esquerdo. A partir daí, o Grêmio ganhou moral e começou a forçar mais” (Jornal do Brasil, 4 de agosto de 1994)

“O Grêmio, apesar de pior estruturado, também conseguia atacar. E foi assim, num lance confuso em que quatro gremistas invadiram a área após cruzamento de Fabinho que o centroavante Nildo fez 1 a 0. “Estamos ganhanhdo, mas a posse de bola está com eles”, admitiu o técnico Luiz Felipe ao final do primeiro tempo “ (Zero Hora – 04 de agosto de 1994)

“No segundo tempo, Luís Felipe acertou a marcação, mas o Vasco continuou perigoso. Émerson entrou e melhorou o time. Aos 27, ele cruzou para Nildo completar: 2 a 0. A torcida festejou gritando “bicampeão”. Aos 45, o Vasco fez 2 a 1 com Pimentel, Mas era tarde para evitar a festa gremista.” (Correio do Povo – 04 de agosto de 1994)

Fonte: Correio do Povo, Jornal do Brasil e Zero Hora

Grêmio 2 x 1 Vasco

GRÊMIO: Danrlei; Ayupe, Paulão, Agnaldo e Roger; Pingo, Jamir, Leônidas (Emerson) e Carlos Miguel; Fabinho e Nildo (Carlinhos)
Técnico: Luiz Felipe Scolari

VASCO: Carlos Germano; Ricardo Rocha, Jorge Luiz e Alexandre Torres; Pimentel, Leandro Ávila, França, William, Yan (Gian) e Cássio; Jardel (Hernande)

Técnico: Sebastião Lazaroni
 

Semifinal – jogo de volta

Data: 3/8/1994, Quarta-feira, 21h00min
Local: Estádio Olímpico, em Porto Alegre
Público: 34.420 (29.693 pagantes)
Renda: R$ 148.625,00
Árbitro: Márcio Rezende de Freitas (MG)
Auxiliares: Marco Antônio da Cunha e Marco Antônio Martins
Gols: Nildo, aos 21 minutos do1° tempo; Nildo, aos  27 minutos e Pimentel aos 45 minutos do 2° tempo

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s


%d bloggers like this: