Brasileirão 2014 – Vitória 2×1 Grêmio

 

Não consegui assistir a partida. Do pouco que acompanhei pelo Twitter vi muita gente reclamando da arbitragem e do fato de que o Grêmio deixou de matar o jogo ainda no primeiro tempo.
Olhando o lance isoladamente não consegui ver uma falta escandalosa de Caio em Geromel no lance do primeiro gol. É aceitável que o juiz tenha interpretado tal lance com jogada normal. Resta saber como ele apitou em lances parecidos no restante da partida.
Contudo, o lance do pênalti para o Vitória foi sim um erro clamoroso. Não há como ver falta naquela jogada. E o mais revoltante é que em estava no comando da arbitragem é, em teoria, o melhor juiz do país. E o representante dos juízes de futebol brasileiros na Copa aparentemente adotou um critério no mundial e outro critério no restante das competições. Sintomático.
É uma pena que o debate sobre arbitragem seja sempre tão raso. São raras as discussões que buscam analisar um cenário mais amplo, e não só eventos isolados dentro de um jogo. É sabido que os juízes brasileiros são os recordistas em número de faltas e pênaltis marcados. Mas será que eles também são mais caseiros e marcam mais faltas e/ou pênaltis para os mandantes do que os seus colegas Alemães, Argentinos, Espanhóis, Franceses, Ingleses e Italianos?

 

Fotos: Felipe Oliveira (E.C.Vitória) e Edson Ruiz (Lance)

Vitória Vitória 2×1 Grêmio Grêmio

VITÓRIA: Wilson, Ayrton, Alemão, Kadu e Euller (Danilo Tarracha 38’/2ºT); José Welison, Richarlyson (William Henrique, intervalo), Luís Aguiar e Marcinho; Caio (Luiz Gustavo 41’/2ºT) e Dinei.  
Técnico: Jorginho

GRÊMIO: Marcelo Grohe, Pará, Rhodolfo, Pedro Geromel e Breno; Edinho, Riveros, Giuliano, Dudu (Everton 27’/2ºT) e Luan (Fernandinho 23’/2ºT); Barcos (Lucas Coelho 32’/2ºT).  
Técnico: André Jardine (interino)

13ª Rodada – Campeonato Brasileiro 2014
Data: 2/8/2014, sábado – 21h00min
Local: Barradão, em Salvador (BA)
Árbitro: Sandro Meira Ricci (Fifa-PE)
Auxiliares: Emerson Augusto de Carvalho (Fifa-SP) e Marcelo Carvalho Van Gasse (Fifa-SP)
Público: 11.032
Renda: R$ 161.743,00
Gols:
 Barcos aos 10 minutos do 1º tempo;  Caio  aos 13 e aos 31 minutos do 2º tempo

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s


%d bloggers like this: