Brasileirão 2014 – Grêmio 2×0 Criciúma

Depois da derrota no Gre-Nal e de mais uma semana de trabalho, Felipão voltou a mexer na equipe, optando por um esquema com 3 volantes e Matias Rodriguez e Zé Roberto nas laterais. Pressionado pela sequência derrotas, o Grêmio não poderia sequer cogitar a hipótese de empatar com o Criciúma. E teve a sorte e/ou competência de abrir o placar cedo. Aos 10 minutos de jogo, Dudu deu o passe e Lucas Coelho sofreu o pênalti. Luan, batendo no alto com força, converteu a cobrança. A vantagem no marcador fez com o que a torcida jogasse junto com o time, vibrando nas divididas e apoiando mesmo em momentos em que o adversário mantinha a posse de bola no campo de ataque.
O Grêmio não fez substituições no intervalo. Felipão apenas inverteu os lados de Luan e Dudu, mantendo o time numa espécie de 4-1-4-1. Uma prova dessa distribuição dos atletas do campo pode ser vista logo aos três minutos, quando os volantes Riveros e Fellipe Bastos pressionaram o adversário já no campo de ataque, ocasião na qual o camisa 6 gremista fez o desarme e Lucas Coelho aproveitou para carregar, “fomear” (pecado perdoável para um camisa 9) e marcar o segundo gol num chute cruzado rasteiro. Depois disso o Grêmio administrou bem a partida, inclusive desperdiçando oportunidades de marcar o terceiro tento.

Ter que aguentar os carvoeiros cantando “Time sem torcida” é um pouco demais para minha cabeça. Acusadas de golpe e penas absurdas a parte, é preciso reconhecer que os catarinenses compareceram em um bom número e fizeram uma festa impressionante. Um detalhe curioso é que os torcedores do Criciúma tinham a possibilidade de estacionar seus carros dentro da Arena (algo que somente os gremistas mensalistas ou frequentadores dos camarotes e cadeira gols podem fazer). Não considero um absurdo o fato de que os visitantes tenham mais direitos que os mandantes (é até uma bela quebra de paradigma no aspecto de ser um bom anfitrião). Contudo, resta saber se haverá reciprocidade na partida do 2º turno.
Um fato que me chamou a atenção foi o Fellipe Bastos chamando os jogadores de defesa, especialmente o capitão Rhodolfo, para pressionar o juiz no lance do pênalti (imagino que pedindo um cartão para o defensor do tigre).

Excetuando o grito mais entusiasmado do locutor no anúncio da escalação eu não vi nenhuma ação especial para marcar/celebrar/comemorar/faturar em cima da estreia de Felipão na Arena. Considero que uma belíssima oportunidade foi desperdiçada, ainda que se leve em conta que o momento não é (ou era) dos melhores.

Fotos: André Kruse (Grêmio1983) e Lucas Uebel (Grêmio.net)

Grêmio Grêmio 2×0 Criciúma Criciúma

GRÊMIO: Marcelo Grohe; Matías Rodríguez, Rhodolfo, Werley e Zé Roberto; Ramiro,, Fellipe Bastos (Edinho, 34’/2ºT), Riveros, Luan (Ronan, 39’/2ºT) e Dudu; Lucas Coelho (Giuliano, 25’/2ºT).
Técnico: Luiz Felipe Scolari

CRICIÚMA: Luiz; Eduardo, Fábio Ferreira, Gualberto e Giovanni; Serginho (Ronaldo Mendes, 11’/2ºT), João Vitor, Martinez e Paulo Baier (Wellington Bruno, 31’/2ºT); Silvinho e Gustavo (Danilo Alves, 18’/2ºT). 
Técnico: Wagner Lopes
15ª Rodada – Campeonato Brasileiro 2014
Data: 17 de agosto de 2014, domingo, 16h00min
Local:  Arena do Grêmio, em Porto Alegre-RS
Público: 28.888 (27.112 pagantes)
Renda: R$ 1.014.274,00
Árbitro: Wilton Pereira Sampaio-GO
Auxiliares: Cristhian Passos Sorence-GO e Bruno Raphael Pires-GO
Cartões amarelos: Serginho, João Vitor (C), Matías Rodríguez (G)

Gols: Luan (de pênalti), aos 10 minutos do primeiro tempo. Lucas Coelho, aos três minutos do 2º tempo
Advertisements

One Response to “Brasileirão 2014 – Grêmio 2×0 Criciúma”

  1. Glauber Says:

    Gostei da vibracao do time; Os carrinhos voltaram. Rodolfo, Ze roberto (na lateral, e somente na lateral); E principalmente o felipe bastos; Sera que nao caberia edinho no lugar do ramiros na volancia?

    Precisamos apenas de um meia de verdade, que na minha opiniao nao eh o alan ruiz. O que mais tem essa caracteristica na minha opiniao esta rumando para o vasco. Maxi rodriguez; Parece que joga quando quer.

    Saudacoes tricolores.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s


%d bloggers like this: