Quanto custou ir à Arena em Junho?

Junho foi o mês de início da Copa do Mundo de 2014, e com isso o Grêmio tinha no seu calendário um único jogo como mandante no período. Contudo esse jogo foi realizado no estádio Alfredo Jaconi, motivo pelo qual não entra no levantamento do Custo de ir à Arena, de modo que os únicos valores do mês são os da mensalidade (tabela acima)

Poderíamos aqui discutir o absurdo que é a CBF ter marcado partidas do Brasileirão em meio ao frenesi de preparação do mundial, mas o ponto que mais me incomoda é o fato de não ter sido permitido ao Grêmio usar o seu estádio na partida contra o Palmeiras. O tricolor teve não só um prejuízo técnico (ao empatar o jogo) por jogar longe da sua cidade, mas também um evidente prejuízo financeiro. O público total em Caxias foi de 17.034 pessoas, abaixo da média do Grêmio na Arena em 2014 e abaixo da média gremista nessa edição do Brasileirão (20.574). 
O triste é que tal medida foi totalmente desnecessária. Primeiro porque o jogo em questão aconteceu no dia três de junho, 6 dias antes da primeira seleção desembarcar em Porto Alegre. Convenhamos que havia tempo de sobra para liberar e preparar o estádio como um campo de treino para o mundial. Mas além disso, é importante registrar que o Grêmio cedeu não só a Arena, mas também o estádio Olímpico para o COL/FIFA. Contudo, apesar de terem sido feitas algumas reformas, nenhuma equipe treinou na Azenha nesse período. Não foi a toa que o Governador do Estado classificou como desproporcionais e extravagantes as exigências da FIFA.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s


%d bloggers like this: