Brasileirão 2014 – Grêmio 2×1 Corinthians

Depois do Cruzeiro, o Grêmio teve mais um adversário duro pela frente. O Corinthians hoje é um time muito mais pronto e muito mais maduro que o tricolor. Por isso criou grande dificuldades ao se manter compacto e recuado, valorizando a posse de bola no campo de defesa. O time de Felipão, sabedor da matreirice corintiana, não se atirou ao ataque, de modo que o jogo ficou um tanto estudado. Zé Roberto, que aparecia bem no apoio, era a melhor figura gremista nesses 45 minutos iniciais, e foi pelo setor dele que o Grêmio mais atacou. Contudo as principais chances foram dos visitantes. Na melhor delas Marcelo Grohe defendeu o chute rasteiro de Elias.
Eu estava ajustando o meu cronômetro para o começo da segunda etapa quando vi Zé Roberto cruzando na área. Giuliano apareceu na altura da marca do pênalti, tomando a frente dos zagueiros, mas sem conseguir concluir. Todavia Barcos aproveitou a sobra para abrir o marcador. Poucos minutos depois, foi a vez de Dudu fazer boa jogada pela ponta esquerda. Barcos mais uma vez se mostrou oportunista, empurrando a bola e Cássio para dentro do gol após o cruzamento rasteiro. Esse 2×0 tão repentino na volta do intervalo poderia dar a  idéia de vitória garantida, mas a reação do Corinthians foi rápida. Logo Marcelo Grohe fez providencial defesa ao ficar no 1 contra 1 diante do avante adversário. Aos 16 minutos Guerrero avançou pela ponta esquerda, passou como quis por Matias Rodriguez e finalizou com uma bomba para o fundo das redes. O Corinthians empurrou o Grêmio para dentro do seu campo e passou a criar várias oportunidades para empatar. Ralf chegou a carimbar o travessão e Marcelo Grohe foi muito exigido numa sequência de escanteios e cruzamentos. Mas na disposição, na raça e até na catimba o Grêmio conseguiu segurar os 3 pontos.

Zé Roberto foi um dos destaques da partida. Mas com ele na esquerda e Matias Rodriguez na direita o time fica bastante vulnerável nas laterais. Felipão deverá fazer algum ajuste na cobertura desses setores se pretende manter esses atletas na linha de defesa.

Luan e Dudu mais uma vez trocaram de lado durante a partida. Luan atuou aberto pela esquerda no primeiro tempo, foi para a direita no início do segundo e passou a jogar mais centralizado após a entrada de Alan Ruiz.

Por que o Felipão não está usando as camisas da Topper?

Rhodolfo permaneceu com a braçadeira de capitão mesmo após a volta de Barcos. Acho correto. Rhodolfo costuma se dirigir mais ao árbitro do que o Pirata, e esse é um dos poucos aspectos que a braçadeira faz a diferença.

O lance no qual Mano Menezes pede pênalti de Werley me parece ser um exemplo claro de bola na mão, tendo em vista que as orientações da FIFA mencionam a “a distância entre o adversário e a bola (bola que chega de forma inesperada)“.
E quase dois anos após a partida de inauguração voltou a ser vendida cerveja na esplanada. Antes tarde do que nunca. Tal medida vai dar nova vida ao setor e deve ajudar o fluxo de entrada da torcida. E imagino que seja um começo para outras ações de Matchday.

Fotos: André Kruse (Grêmio1983) e Lucas Uebel (Grêmio.net)

Grêmio Grêmio 2×1 Corinthians Corinthians

GRÊMIO: Marcelo Grohe; Matías Rodriguez, Werley, Rhodolfo e Zé Roberto; Felipe Bastos, Ramiro, Giuliano (Alán Ruiz, 22’/2ºT) e Luan (Matheus Biteco, 33’/2ºT); Dudu e Barcos (Walace, 40’/2ºT).
Técnico: Luis Felipe Scolari
CORINTHIANS: Cássio; Fagner, Gil, Anderson Martins e Fábio Santos (Uendel, 22’/2ºT); Ralf, Elias, Jadson e Lodeiro (Romero, 12’/2ºT); Luciano (Romarinho, 31’/2ºT) e Guerrero.
Técnico: Mano Menezes
17ª Rodada – Campeonato Brasileiro 2014
Data: 24/8/2014, domingo, 16h00min

Local: Arena do Grêmio, em Porto Alegre (RS)
Público: 32.401 (30.117 pagantes)
Renda: R$ 1.041.805,05
Árbitro: Heber Roberto Lopes (SC)
Auxiliares: Kleber Lucio Gil (SC) e Carlos Berkenbrock (SC)
Cartões amarelos: Rhodolfo e Matheus Biteco (GRE); Anderson Martins, Lodeiro e Elias (COR)
Cartão Vermelho: Guerrero (COR)
Gols: Barcos aos 30 segundos do 2ºT, Barcos aos 3 minutos do 2ºT e Guerrero aos 16 minutos do 2º tempo

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s


%d bloggers like this: