Qual o horário bom para um jogo na quarta-feira?

O jornal Lance tem divulgado dados de uma pesquisa que fez com Ibope, na qual ouviu 4.470 torcedores sobre diversos temas do futebol brasileiro. Me chamou a atenção os dados sobre o horários das partidas nas quartas-feiras. Eis as respostas dos entrevistados sobre o famigerado horário das 21h50min:
  • 47% dos entrevistados na pesquisa LANCE! Ibope são a favor da realização de jogos mais cedo”
  • Por outro lado, um alto índice de 35% dos entrevistados aponta que jogos com início às 21h50 é adequado para o futebol brasileiro” 
  • Para 42% dos participantes da pesquisa, o horário não tem influência na presença dos torcedores nos estádios, enquanto que 37% aponta que o horário das partidas às 21h50 prejudica a ida dos torcedores aos jogos”
Por óbvio que se trata da mera opinião de cada um dos torcedores ouvidos. Em razão disso eu achei interessante cruzar essa pesquisa com os dados da média de público do Grêmio no Brasileirão desde 2006.
Nessas últimas 9 edições do Campeonato Brasileiro o Grêmio jogou 44 vezes em casa as quartas-feiras. Duas dessas partidas foram feitas com portões fechados em Caxias e outras duas foram realizadas a tarde em feriados. Nos 40 jogos restantes a média de público fica em 19.833 torcedores. Contudo, se dividirmos esses jogos por horários podemos ver que as partidas que começam num horário intermediário são as que recebem um maior público.
Por úlitmo, é necessário fazer um esclarecimento importante sobre a tabela acima. Eu sempre considero no cálculo o público total do jogo, e não só o público pagante. O que pode causar uma distorção em favor dos jogos entre 20h e 21h, uma vez que Grêmio x Atlético-GO em 2012 foi realizado as 20h30min e teve um grande número de não pagantes. Mas ainda que esse jogo seja desconsiderado no levantamento, a média de público dos jogos iniciados entre as 20h e 21h segue sendo maior, com 20.209 torcedores.

2 Responses to “Qual o horário bom para um jogo na quarta-feira?”

  1. Vicente Fonseca Says:

    Pra mim, esse levantamento deixa claro que o horário das 21:50 é o pior de todos. Afinal, jogos nesse horário costumam ser contra equipes mais fortes, para passarem no horário nobre. Ou seja: o público é quase o mesmo para um jogo com um São Paulo da vida às 21:50 do que em outro diante do Criciúma, por exemplo, às 19:30, em que o trânsito é pesado. Em horários idênticos, o hipotético jogo diante do SPFC levaria muito mais gente ao estádio do que contra o Tigre, em tese.

  2. Leonardo Zamboni Says:

    eu acho que os melhores horários são 20:30 e 21h, porém no levantamento “ajustado” a média de 20 mil torcedores é muito próxima às outras e tem um espaço amostral menor, então acho que acaba não fazendo tanta diferença

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s


%d bloggers like this: