Brasileirão 2014 – Grêmio 1×0 Chapecoense

O primeiro tempo do Grêmio contra a Chapecoense foi muito bom, tendo o time de Felipão mostrado um volume ofensivo que não foi visto nas partidas anteriores. Logo aos 8 minutos o tricolor fez o seu gol. Barcos recebeu lançamento e fez boa jogada de pivô, deixando Luan de frente com o goleiro. Danilo até conseguiu evitar o drible, mas a bola acabou sobrando para Dudu que chutou com força para abrir o placar. A partir daí o Grêmio passou a aproveitar os espaços que lhe eram dados para contra-atacar, especialmente pelos lados de campo. Aos 17 Biteco apareceu na área,  cortou seu marcador,  mas chutou para fora. Luan deu boa arrancada pela lateral esquerda mas acabou concluindo sem força aos 24 minutos. Dudu ainda testou o goleiro adversário em dois arremates, mas o tricolor não conseguiu ampliar a vantagem. 
No segundo tempo ocorreram algumas mudanças na equipe. Dudu e Luan inverteram seus lados, com o camisa 7 voltando a jogar aberto pela ponta esquerda. Riveros entrou no lugar de Fellipe Bastos, mas o time diminuiu o ritmo e só voltou a concluir com perigo após a entrada de Fernandinho e  Lucas Coelho. O Grêmio controlou com certa tranquilidade a sua ligeira vantagem, com exceção dos minutos finais quando a Chapecoense teve inúmeras oportunidades de erguer a bola na área, ainda que não tenha tido sucesso com esse expediente.

Todo esse longo período sem tomar gols no Brasileirão rendeu ao Grêmio a condição de defesa menos vazada do campeonato. O que é muito importante. Resta agora aumentar a produção ofensiva para ter uma margem mais confortável nos jogos. É válido lembrar também que todos os outros postulantes ao G4 estão entre os times de melhor ataque, enquanto o Grêmio é apenas 16º neste quesito.
Um melhor aproveitamento nas cobranças de bola parada poderiam fazer subir os números do ataque do Grêmio. Felipão disse que nesse ponto o time “não teve evolução nenhuma”. Apesar de não entender o porque da insistência no escanteio curto no 1º tempo (o que inclusive rendeu uma bizarra marcação de impedimento) eu notei uma certa melhora nos tiros de canto, especialmente na segunda etapa quando os jogadores do Grêmio conseguiram cabecear na área adversária por duas vezes (contrastando com zero cabeçadas nas duas partidas contra o Santos, por exemplo)
Pode ter sido uma situação específica deste jogo, mas notei que Walace guardou menos a posição do que Ramiro, adiantando por vezes a linha de marcação.
É sempre complicado de ver/escutar a torcida adversária com instrumentos musicais na Arena enquanto a própria torcida do Grêmio não tem essa possibilidade. Difícil de entender.
Sei que esse foi o segundo jogo em casa em 4 dias. Sei que houve um feriado no dia anterior. Sei que caiu chuva durante a tarde de domingo em Porto Alegre. Sei que a Chapecoense não é considerada por muitos um adversário interessante. Mesmo sabendo de tudo isso eu achei que o público foi pequeno ontem na Arena. 18 mil pessoas é média dos jogos das 19:30 nas quartas-feiras.

Fotos: Lucas Uebel (Terra) e André Kruse

Grêmio Grêmio 1×0 Chapecoense Chapecoense

GRÊMIO: Marcelo Grohe; Pará, Pedro Geromel, Rhodolfo e Zé Roberto; Walace, Matheus Biteco, Fellipe Bastos (Riveros – 17’/2°T), Luan (Fernandinho – 25’/2°T) e Dudu; Barcos (Lucas Coelho – 34’/2°T)
Técnico: Luiz Felipe Scolari
CHAPECOENSE: Danilo; Fabiano, Jaílton, Rafael Lima e Rodrigo Biro; Bruno Silva, Diones (Zezinho – intervalo), Ricardo Conceição (Hyoran – 34’/2°T) e Camilo (Bruno Rangel – 15’/2°T); Fabinho Alves e Leandro
Técnico: Jorginho
23ª Rodada – Campeonato Brasileiro
Data: 21/09/2014, domingo, 18h30min
Local: Arena do Grêmio, em Porto Alegre (RS)
Público: 18.499 (16.760 pagantes)
Renda: R$ 440.207,00
Árbitro: André Luiz de Freitas Castro (GO)
Auxiliares: Fabrício Vilarinho da Silva (Fifa-GO) e Cristhian Passos Sorence (GO)
Cartões amarelos: Fabiano, Leandro, Hyoran, Rafael Lima, Geromel, Matheus Biteco (GRE)
Gols: Dudu, aos  8 minutos do 1º tempo

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s


%d bloggers like this: