Brasileirão 2014 – Grêmio 1×0 Figueirense

A vitória gremista foi magra, mas valeu os mesmos 3 pontos na tabela do que uma convincente goleada. O Grêmio teve um momento de clara superioridade na partida, que durou até a abertura do marcador. O time pressionou, rondou a área do Figueirense e chegou a colocar uma bola na trave (numa cabeçada de Luan, após uma combinação de escanteio curto entre Dudu e Zé Roberto).
Aos 36 minutos aconteceu o lance que definiu o jogo. Zé Roberto foi a linha de fundo, deu um tapa para trás e a bola bateu no braço de Nirley, que tinha dado um carrinho. Vinicius Furlan marcou o pênalti. Eu não teria dado (achei a jogada em Dudu, que aconteceu dois minutos antes muito mais questionável). Mas é forçoso salientar que nessa confusão que a CBF promoveu em relação ao toque de mão os juízes tem marcado a penalidade máxima em lances parecidos. 
Na cobrança Barcos marcou o 1×0 que, aparentemente, fez com o que o Grêmio se acomodasse. Um gráfico do footstats deixou bem claro que o Grêmio foi reduzindo o seu percentual de posse de bola ao longo do segundo tempo. Contudo, o Figueirense não conseguiu aproveitar essa postura reativa do tricolor e o jogo terminou com a vantagem mínima do Grêmio no marcador.

Achei muito legal da parte do Barcos o fato dele ter dito que o pênalti foi injusto. É o tipo de sinceridade que anda fazendo falta no futebol. 

Felipão falou na coletiva que “Se jogássemos bonito, eu até ficaria bem mais feliz“. Eu acho essa discussão sobre jogar feio ou bonito muito pouco produtiva. A questão passa por jogar bem ou mal, por conseguir fazer o que time se propôs. E nesse aspecto o próprio treinador gremista reconhece que sua equipe precisa melhorar.

 
 Fotos: Tiago Baldasso (tiagobaldasso.wordpress.com) e  Lucas Uebel (Grêmio.net)
 Grêmio Grêmio 1×0 Figueirense Figueirense
GRÊMIO: Marcelo Grohe; Pará, Pedro Geromel, Bressan e Zé Roberto; Ramiro, Matheus Biteco (Alán Ruiz – 47’/2°T), Riveros e Luan (Walace – 26’/2°T); Dudu (Erik – 40’/2°T) e Barcos
 Técnico: Luiz Felipe Scolari

FIGUEIRENSE: Tiago Volpi; Jefferson, Thiago Heleno, Nirley e Roberto Cereceda; Paulo Roberto (Pablo – 32’/2°T), Rivaldo, Marco Antônio e Giovanni Augusto; Clayton (Mazola – intervalo) e Marcão (Everaldo – 28’/2°T)
Técnico: Argel Fucks
 

30ª Rodada – Campeonato Brasileiro 2014
Data: 22/10/2014, quarta-feira, 21h00min
Local: Arena do Grêmio, em Porto Alegre-RS
Público: 18.815 (16.979 pagantes)
Renda: R$ 364.664,00
Árbitro: Vinícius Furlán (SP)
Auxiliares: Rogério Pablos Zanardo (SP) e Vicente Romano Neto (SP)
Cartões amarelos: Paulo Roberto, Marco Antônio, Thiago Heleno (FIG) Luan, Zé Roberto, Riveros (GRE)
Cartão vermelho: Rivaldo (FIG), aos 44 do 2º tempo
Gol: Barcos (de pênalti ) aos 37 minutos do 1° tempo

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s


%d bloggers like this: