Brasileirão 2014 – Grêmio 1×1 Flamengo

Como era de se imaginar, esse Grêmio e Flamengo na última rodada acabou sendo bem chato. Os reservas rubro-negros estavam mais dispostos no primeiro tempo, e saíram na frente num lance bizarro. Luiz Antônio fez um cruzamento, Bressan tentou cortar e Marcelo Grohe pareceu ter demorado a acreditar que a bola poderia entrar no gol. E entrou mesmo.
Com a entrada de Everton, que mostrou iniciativa de ir para cima da defesa adversária, o Grêmio melhorou um tanto na etapa final. Aos 12 minutos, Barcos foi lançado, matou no peito e com a mão tirou a bola do goleiro César que saía desesperado da sua área. O juiz não viu esse toque (ou interpretou como involuntário) e marcou falta na trombada que o arqueiro flamenguista deu no centroavante gremista. O Flamengo tomou um duplo castigo ao ficar com dez em campo e sofrer o gol na cobrança de falta de Luan. Mas o Grêmio não conseguiu se valer da vantagem em nº de jogadores para virar o jogo, tendo suas melhores chances para fazer o 2×1 em chutes de fora da área de Fellipe Bastos e não em bolas trabalhados para abrir espaço no seu campo de ataque.

Considero o público de 13 mil pagantes espetacular se considerarmos que o Grêmio não fez absolutamente nada de diferente para promover um jogo morto numa tarde de domingo com calor infernal em Porto Alegre.

A reta final do Grêmio no Brasileirão 2014 foi muito decepcionante:
– Teve apenas um empate nos últimos 4 jogos. Dos 8 primeiros colocados, foi o time que menos somou pontos nessas últimas quatro rodadas.
– E foi também, juntamente com o Fluminense, o clube que menos somou pontos entre os oito primeiros nas últimas 6 rodadas.
– E foi também, juntamente com o Atlético-MG, o clube que menos somou pontos entre os oito primeiros nas últimas 8 rodadas. 
– E foi também, juntamente com o Atlético-MG, o clube que menos somou pontos entre os oito primeiros nas últimas 10 rodadas. 

Consigo ver mais os méritos do Felipão em questões de evolução no padrão de jogo da equipe do que propriamente nos números do Grêmio no Brasileirão. Talvez até seja um exagero exigir resultados livres de oscilações em pouco mais de 4 meses de trabalho. Mas acho que é válido registrar que ele assumiu o time após a 13ª rodada, quando o Grêmio estava em 10º lugar, com 19 pontos (48,71% de aproveitamento) a 5 pontos do G4 e a 10 pontos do líder, terminando a competição em 7º lugar, com 61 pontos (54% de aproveitamento) a 8 pontos do G4 e 19 pontos do campeão.

Sob o comando do Felipão, o Grêmio conquistou 42 pontos nos 25 jogos que disputou, o que daria um aproveitamento de 56%, que nessa edição seria insuficiente para ficar no G4.
Mas é curioso que as análises se concentrem no Felipão, que hoje é quem tem menos tempo de casa. Talvez isso se explique pelo fato de ser ele quem mais tem falado pelo clube ultimamente. Uma pena, espero que isso não mascare o fato de que o técnico, por mais que possa ter cometido erros, tem responsabilidade menor pelo insucesso do clube na competição do que os atletas e a diretoria (que tiveram muito mais tempo de trabalho).

Fotos: Lucas Uebel (Grêmio.net) e Ricardo Rimoli (Lance)

Grêmio Grêmio 1×1 Flamengo Flamengo

GRÊMIO: Marcelo Grohe; Pará, Rhodolfo, Bressan (Werley, intervalo) e Zé Roberto; Wallace (Fellipe Bastos, 30’/2ºT), Matheus Biteco (Everton, intervalo), Ramiro, Luan e Dudu; Barcos
Técnico: Luiz Felipe Scollari
FLAMENGO: Cesar; Anderson Pico, Marcelo, Erazo e João Paulo; Amaral, Muralha (Negueba, 15’/2ºT), Luiz Antonio (Recife, 25’/2ºT) e Lucas Mugni; Arthur (Daniel, 13’/2ºT) e Elton
Técnico: Vanderlei Luxemburgo
38ª Rodada – Campeonato Brasileiro 2014
Data: 7/12/2014, domingo, 17h00min
Local: Arena do Grêmio, em Porto Alegre (RS)
Público: 15.682 (13.713 pagantes)
Renda:  R$ 419.918,00 
Árbitro: Luis Flávio de Oliveira (SP)
Auxiliares: Marcio Luiz Augusto (SP) e Angelo Rudimar Bechi (SC)
Cartões amarelos:  Pará, Rhodolfo e Ramiro (GRE)
Cartão vermelho: Cesar, 13’/2ºT 
Gols: Luiz Antônio, aos 31 minutos do 1º tempo e Luan, aos 13 minutos do 2º tempo

Advertisements

One Response to “Brasileirão 2014 – Grêmio 1×1 Flamengo”

  1. Milton Says:

    Como é sem graça esse campeonato por pontos corridos, por favor…

    Ainda bem que temos 4 jogos eliminatorios ano que vem (2 garantidos na Copa do Brasil, e 2 garantidos na Sula caso sejamos eliminados antes das oitavas da Copa do Brasil), porque acompanhar o Brasileirao é um saco desde 2003.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s


%d bloggers like this: