Brasileirão 2015 – Grêmio 3×3 Ponte Preta

O aproveitamento do Grêmio nas rodadas de estreia do Brasileirão na era de pontos corridos é de 36,11% (50% nas partidas em casa e 22,22% fora de casa). Não deve ser por acaso que as melhores campanhas do tricolor neste últimos anos começaram por uma vitória na primeira rodada. Mas diante da Ponte Preta, na manhã de domingo, o Grêmio não conseguiu arrancar o campeonato com três pontos.

Vitória tranquila → Entrega do empate → Vitória com sustos → Empate desastroso
Por um bom tempo parecia que o Grêmio encaminharia uma vitória tranquila (Com dois gols de Mamute, o primeiro na cabeçada após cruzamento de Luan, e o segundo com drible no goleiro após roubada de bola do mesmo Luan). Mas em 2 minutos, essa vitória tranquila se transformou numa senhora entregada do empate quando a Ponte marcou 2 vezes (primeiro num golaço de Renato Cajá, depois numa bola que a zaga permitiu a antecipação de Rildo). Aos 30 minutos do segundo tempo o jogo poderia então ter se transformado numa vitória com sustos, quando Matias Rodriguez saiu do banco para pegar o rebote e marcar o terceiro gol. Contudo, no último lance da partida, Diego Oliveira aproveitou o rebote dado por Marcelo Grohe e a Ponte Preta marcou o seu terceiro gol quando já tinha um jogador a menos, impondo ao Grêmio um desastroso empate.

Um dos poucos fatos positivo desse jogo foi o fato de o Grêmio ter feito dois gols cruzamentos oriundos de bola parada (três se considerarmos o gol anulado), algo que não é tão comum desde o retorno de Felipão.

Outra boa notícia reside nos gols marcados por Yuri Mamute, que apesar de ser jogador profissional desde 2011, vai desfalcar seu clube para participar de um período de testes na seleção de base.

Acho válido que o Felipão fale das carências do grupo do Grêmio nas coletivas. O problema é que por vezes o tom adotado por ele para fazer isso beira o coitadismo.
E acho um pouco estranho que o treinador se manifeste sobre o quanto o clube pode avançar em valores de contratações. Mas Felipão deve estar fazendo isso porque percebe um vazio nas outras esferas e porque isso lhe é permitido.

Quanto ao que acontece dentro das quatro linhas, achei interessante o diagnóstico do treinador sobre o espaço demasiado que os marcadores do Grêmio dão aos seus adversários.  Contudo, esse problema já era visível nos jogos anteriores, ainda que o time não tivesse sofrido tanto com chutes de fora da área.

Creio que o horário das 11:00 é uma alternativa interessante para um jogo de futebol no domingo. Mas muito provavelmente o fato de tal iniciativa ter se iniciado num dia das mães deve ter tido um efeito negativo no público (que ficou abaixo da média do Gauchão). E o tipo de detalhe que pode fazer muita diferença. Tipo de detalhe que o Grêmio parece fazer questão de não prestar atenção.

Grêmio Grêmio 3×3 Ponte Preta Ponte Preta

GRÊMIO: Marcelo Grohe; Galhardo (Matías Rodríguez, 30’/2ºT), Geromel, Rhodolfo e Marcelo Oliveira; Walace, Maicon, Giuliano (Douglas, 32’/2ºT), Lincoln (Everton, 26’/2ºT) e Luan; Yuri Mamute
TÉCNICO: Luiz Felipe Scolari.
PONTE PRETA: Marcelo Lomba, Rodnei, Tiago Alves, Pablo, Gilson, Fernando Bob, Josimar (Juninho, 24’/2ºT) , Paulinho (Diego Oliveira, intervalo), Renato Cajá, Rildo (Felipe Azevedo, 32’/2ºT) e Biro Biro
TÉCNICO: Guto Ferreira
01ª Rodada – Campeonato Brasileiro 2015
Data: 10/5/2015, domingo, 11h00min
Local: Arena do Grêmio, em Porto Alegre (RS)
Público: 13.164 (11.920 pagantes)
Renda: R$ 378.586,00
Árbitro: Heber Roberto Lopes (FIFA/PR)
Auxiliares: Nadine Bastos (FIFA/PR) e Carlos Berkenbrock (PR)
Cartões amarelos: Galhardo, Yuri Mamute, Walace; Biro Biro, Rildo, Tiago Alves, Josimar, Renato Cajá
Cartão vermelho: Tiago Alves (aos 44 minutos do 2º tempo)
Gols: Yuri Mamute aos 24 minutos do primeiro tempo e aos 9 minutos do segundo tempo; Renato Cajá aos 17 minutos; Rildo, aos 19 minutos; Matías Rodríguez, aos 30 minutos e  Diego Oliveira aos 48 minutos do segundo tempo

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s


%d bloggers like this: