Grenal – Grêmio como visitante: Meia preta ou meia azul?

O Gre-Nal da foto acima (vitória de 2×1 do Grêmio no Beira-Rio pelo Brasileirão de 1996) foi o primeiro da era moderna que um dos times foi obrigado a mudar uma peça de uniforme para não confundir com o adversário. Desde então em apenas uma ocasião (Final do Gauchão de 1997) o Grêmio usou a meia branca nos clássicos que jogou como visitante.

De cabeça, eu poderia dizer que o Grêmio tem predileção por usar a meia azul nesses casos, mas resolvi conferir jogo a jogo qual foi a opção do roupeiro tricolor nessas partidas. O resultado está abaixo. O curioso é que não só o Grêmio usou mais vezes a meia azul como também tem um retrospecto bem melhor do que quando usa a meia preta. Resta saber qual será a opção feita amanhã, uma vez que nos primeiros dois Grenais desse ano no Beira-Rio a Umbro ainda não tinha disponibilizado a meia azul para o tricolor.

Apenas para ter uma ideia de comparação, disponibilizo abaixo o retrospecto de todos os Grenais desse período. Vale lembrar que como mandante, apenas uma vez o Grêmio não usou seu fardamento titular completo (Em um clássico com os reservas pelo Gauchão de 1997).

Foto: José Doval/Agência RBS/Globo Esporte

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s


%d bloggers like this: