Média de Público do Grêmio no Brasileirão (2006/2015)

Fiz um levantamento da presença de público dos jogos em casa do Grêmio no Brasileirão desde 2006. Seriam 190 jogos como mandante, mas desconsiderei do cálculo os três jogos disputados em Caxias com portões fechados em 2006.
Assim, a média de pagantes nestes 187 jogos foi de 22.206. A média de público total foi de 25.474.
Como já visto aqui anteriormente, o fato do jogo ser disputado no meio ou no final de semana afeta a presença de público. Destes 187 jogos, 128 foram realizados em finais de semana, com uma média de 24.566 pagantes (28.037 de média público total). Considerando somente os 59 jogos disputados no meio de semana essa média cai para 17.086 pagantes (19.912 de média de público total).
No Brasileirão 2016 estão previstas 11 rodadas em meio de semana, e o Grêmio jogará em casa em quatro delas (apenas Atlético-PR, Cruzeiro, Sport e Vitória jogarão menos em caso em dias de semana). Mais dados sobre a distribuição dos jogos entre meio e fim de semana nos últimos 10 anos podem ser vistos neste link.
Dividi também o levantamento (tabela abaixo) pelos adversários. Desde 2006 o Grêmio recebeu 37 clubes diferentes nos seus domínios (seriam 38 se considerássemos o jogo contra o Fortaleza com portões fechados no Centenário). Como era de se imaginar, a maior média é do clássico Gre-Nal, mas fiquei surpreso que depois do Co-irmão, os adversários ditos grandes com maior média são o São Paulo e o Botafogo.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s


%d bloggers like this: