Média de público nos primeiros jogos em casa no Brasileirão

como jogou 2016 06 23 gremio 1x2 vitoria

Eu ando bastante intrigado com a questão da público da Arena nos últimos jogos. Em razão disso fiz um rápido levantamento para comparar os públicos dos cinco primeiros jogos do Grêmio em casa no Brasileirão desde 2013 (imagem acima) e publiquei ontem no twitter.

Os dados confirmam a impressão de que a presença de público na Arena no Brasileirão 2016 vem sendo menor do que nos anos anteriores, apesar da boa campanha do time. Não me arrisco a atribuir tal fenômeno a uma causa apenas. Me parece mais correto levar em conta os diversos fatores que levam (ou afastam) os torcedores do estádio.

Contudo, me arrisco sim a dizer que algo deve ser feito a respeito, mas a análise não pode ser simplista,  muito menos precipitada. Ontem, 40 minutos após eu ter postado a tabela, um dos representantes do Grêmio no Conselho de Administração da Arena rebateu a postagem dizendo que o “debate de números deve ser global e preciso, dados parciais não colaboram nesse sentido”  e pouco depois publicou números equivocados com as supostas Medias de público na Arena, 19 primeiros jogos de cada ano

Aqui se torna obrigatório fazer a correção: a média de público nos 19 primeiros jogos na Arena em 2013 foi de 25.102 (23.135). Em 2o15 foi de 20.808 (18.967). Ou seja, os números do representante do Grêmio na Arena Porto Alegrense estão bem longe da “precisão” que ele mesmo pede.

Eu fico bem preocupado ao constatar que as pessoas que ocupam as funções responsáveis por tomar medidas para aumentar a média de público na Arena estejam trabalhando em cima de dados que não correspondem a realidade.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s


%d bloggers like this: