Juízes que apitaram Grenais desde 1986

No último Gre-Nal, a diretoria tricolor pediu a FGF que fosse “designada uma arbitragem com profissionais provenientes de outras Federações“. Pediu e não levou. Para o clássico desse domingo não foi noticiado nenhum pedido desse tipo. E Dewson Freitas acabou ganhando o “sorteio” de Heber Roberto Lopes.

Diante disso, resolvi atualizar e ampliar o levantamento sobre os juízes designados para os clássicos Grenais. Desde 1986, foram disputados 133 clássicos e para eles foram designados 37 árbitros diferentes. Carlos Simon apitou 19 vezes nesse período. Leonardo Gaciba, Renato Marsiglia e Leandro Vuaden apitaram 10 cada (abaixo a relação completa):

 

Dos 134 Gre-Nais jogados nesse período, 104 foram apitados por juízes vinculados a Federação Gaúcha e 30 por juízes de fora do estado.

todos juizes lista atualizadas

Abaixo segue o retrospecto de todos os Gre-Nais desse período:

todos juizes vitorias

Abaixo segue o retrospecto dos Gre-Nais apitados por juízes de fora do estado nesse período:

juizes fora do rs

Abaixo segue o retrospecto dos Gre-Nais apitados por juízes gaúchos nesse período:
só juizes gauchos

Como se vê existe uma certa variação. Mas ela me parece pequena demais pra dizer que existe uma diferença efetiva. Ademais, ainda que amostragem englobe um período bastante longo, o número de Gre-Nais apitados por juízes de fora do RS não é suficientemente grande para poder fazer uma tese sobre o tema.

Ademais, esses dados não levam em conta que um empate possa ter favorecido um dos times, ou mesmo que uma derrota por certa diferença de gols seja do interesse de alguma equipe. Ainda, o juiz pode ter prejudicado muito mais o lado que saiu vencedor. De modo que resolvi publicar estes números mais com uma curiosidade, e não com uma conclusão definitiva.

 Atualização:  Depois do Gre-Nal 410, alertado por alguns comentários, decidi fazer um novo levantamento com base na competição disputada. Aqui sim há uma diferença considerável.  Muito embora a amostragem de jogos apitados por juízes da FGF  no Brasileirão seja pequena, chama a atenção a diferença no retrospecto. O percentual de vitórias do Grêmio salta de 30% no Gauchão para 43% no Brasileirão (ou ainda 50% se considerarmos somente os jogos de Brasileirão apitados por juízes gaúchos).

 

juizes brasileirao desde 1986

juizes gauchao desde 1986

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s


%d bloggers like this: