Copa do Brasil 1993 – Cruzeiro 2×1 Grêmio

19931993-gol
1993-eduardo-heuser

O último confronto entre Cruzeiro e Grêmio pela Copa do Brasil aconteceu em 3 de junho de 1993, no Mineirão, na partida de volta da final da Copa do Brasil daquele ano.

O lance que marcou essa decisão foi o frango do goleiro Eduardo Heuser logo aos 12 minutos em chute de Roberto Gaúcho. O tricolor, treinado por Sérgio Cosme, chegou a fazer o 1×1 que lhe daria o título (a partida de ida terminou em 0x0) com um gol do capitão Pingo, mas acabou levando o 2×1 (marcado por Cleisson) no primeiro lance do segundo tempo.

O jogo foi transmitido para o Rio Grande do Sul pela TVE e naquela época ainda vigorava o costume do time da casa usar o uniforme reserva no caso de “colisão” de cores.

1993-eder

1993-a-3

1993-cleisson

1993-cruzeiro-finalb1993-paulo-cesar

1993-ademir

CLEISSON: “Cumpri minha missão. Ajudei o Cruzeiro a chegar  a uma conquista inédita”.

estado-de-minas-1993

1993-miguel

1993-a

a

cruzeiro-fora-zh-fichacruzeiro-fora-zh-eduardo-heuser

EDUARDO HEUSER: “No jogo mais importante da minha vida eu tinha que ser perfeito. Não fui. Eu falhei. É imperdoável, eu sei, mas todos podem saber que eu sou quem está sentindo ais. Eu não estava nervoso. Estava frio, talvez até confiante demais. Eu tentei fazer o encaixe e a bola me engano.”

FÁBIO KOFF:Lutamos muito e não deu. Nós nem imaginávamos disputar o título com um time formado em pouco tempo. Perdemos e não foi culpa de ninguém“.

cruzeiro-fora-zh-cosmecruzeiro-fora-zh-jogadorescruzeiro-fora-zh-roberto-gaucho

1993-paulo-robert2o

1993-a-2

“Abraçado ao treinador Pinheiro, o lateral Paulo Roberto secava as lágrimas e dizia que vencer o Grêmio na final dava emoção especial à conquista”

cruzeiro-fora-zh-delegacia

cruzeiro-fora-zh-ruy-carlos-ostermann

cruzeiro-fora-zh-lauros-quadros1993-zh1993-cruzeiro-final-dener-corrigido

Fotos: José Doval (Zero Hora), Nélio Rodrigues (Placar), Estado de Minas

Cruzeiro 2×1 Grêmio

CRUZEIRO: Paulo César, Paulo Roberto Costa, Célio Lúcio, Róbson e Nonato; Ademir Kaefer, Rogério Lage e Éder Aleixo; Roberto Gaúcho, Cleisson e Edenílson.
Técnico: Pinheiro

GRÊMIO : Eduardo Heuser, Jackson, Paulão, Luciano e Dida (Charles 15 do 1º tempo); Pingo, Jamir (Fabinho 25 do 2º tempo), Juninho e Dener; Gílson e Carlos Miguel.

Técnico: Sérgio Cosme

Copa do Brasil 1993 – Jogo de volta
Data: 03 de junho de 1993, quinta-feira, 21h40min
Local: Mineirão, em Belo Horizonte-MG;
Público: 76.426 (70.723 pagantes)
Renda: Cr$ 11.023.125.000,00
Árbitro: Renato Marsiglia (FIFA/RS)
Auxiliares: Daniel Fernandes e Edie Mauro Detofoloi
Cartões Amarelos: Cleison, Éder, Ademir, Roberto Gaúcho, Dêner e Jamir.
Gols: Roberto Gaúcho aos 12 minutos e Pingo aos 25 minutos do 1º tempo; Cleison aos 20 segundo do 2º tempo;

Leave a Reply

