Gauchão 2017 – Grêmio 2×2 Inter

by

2017-12017-4

Foi um bom Gre-nal. Disputado, corrido e com alternância no placar. Pelo lado do Grêmio o jogo deixou um sentimento dividido. Por um lado essa foi a atuação mais vibrante do time na temporada e o tricolor dominou seu adversário na maior parte da partida; por outro lado, esse domínio não resultou em vitória e não me parece demasiado achar que essa equipe do Grêmio já deveria ter maturidade suficiente para saber traduzir em gols a superioridade que demonstrou em outros quesitos (posse de bola, finalizações, etc…) durante os 90 minutos.

Não vi o “massacre” mencionado por Renato na coletiva, mas é inegável que o Grêmio assumiu o controle do jogo a partir do pontapé inicial. O Inter não conseguia encaixar a marcação e os avantes gremistas tinham liberdade para jogar no espaço existente entre as linhas da zaga e do meio campo colorado. Aos 21, num rápido contra-ataque, Pedro Rocha deu um belo passe para Bolaños abrir o marcador. Depois disso o tricolor continuou rondando a área adversária, mas não conseguiu chegar ao segundo gol.

Antonio Carlos Zago mexeu no seu time no intervalo, colocando Roberson e Nico Lopez em campo. Com isso, D´Alessandro recuou e acabou tendo liberdade para armar jogadas. O Grêmio ficou excessivamente “espalhado” no campo, dando espaço para o Inter trocar passes. E foi aí que aconteceu a virada, num intervalo de dois  minutos, em dois gols  que os dianteiros colorados entraram tabelando pelo meio da defesa gremista (uma “bobeira” inaceitável para um clássico). Menos mal que o Grêmio conseguiu reagir. Fernandinho marcou o 2×2 com um forte chute cruzado. E já com Barrios e Lincoln em campo o tricolor seguiu buscando o terceiro gol (que não veio) até o apito final.

2017 ricardo duarte inter
2017-ricardo-duarte

Até o gol do Fernandinho  0 jogo estava muito parecido com aquele fatídico primeiro Gre-Nal de 2003.

Com a jogada do gol é de se perguntar se Fernandinho não deveria ser preferencialmente escalado para jogar aberto pelo lado direito, de onde ele pode cortar para dentro e buscar a finalização.

Pedro Rocha não pode ser tido somente como um “assessor de lateral”. O passe com o lado de fora do pé para o gol do Bolaños mostra que ele tem  técnica e visão de jogo.

Bolaños segue bem em 2017. Impressionante a velocidade que ele dominou e concluiu a jogada no 1×0.

Leandro Vuaden deu uma importante contribuição ao futebol brasileiro ao ser um dos percursores de um estilo de arbitragem que privilegia o jogo mais movimentado, deixando de marcar faltas em qualquer jogada com contato. Mas essa maneira de apitar exige bastante da capacidade atlética do juiz. Capacidade que Vuaden parece não ter no momento. Além disso, ele, infelizmente, se mostrou atrapalhado neste Gre-Nal. Exemplo disso foi o lance que ele deixou de dar vantagem em uma jogada em que Bolaños claramente estava levando vantagem (e ainda deu amarelo para o equatoriano). Ademais, deixou de dar um pênalti de Paulão (que deu um carrinho e não tocou na bola) em Pedro Rocha.

2017-32017-2
Fotos: Lucas Uebel (Grêmio.net) e Ricardo Duarte (Inter)

Grêmio 2×2 Inter

GRÊMIO: Marcelo Grohe; Léo Moura, Geromel, Kannemann e Marcelo Oliveira; Michel (Fernandinho, 22/2º) e Jailson (Lincoln, 37/2º); Ramiro, Bolaños e Pedro Rocha (Lucas Barrios, 14/2º); Luan
Técnico: Renato Portaluppi

INTER: Danilo Fernandes; William, Léo Ortiz, Paulão e Carlinhos; Dourado, Charles (Roberson,intervalo), Uendel e D´Alessandro; Carlos (Nico López, intervalo) e Brenner (Anselmo, 24/2º)
Técnico: Antônio Carlos Zago

06ª Rodada – 1ª Fase – Campeonato Gaúcho 2017
Data: 04/02/2017, Sábado, 18h30min
Local: Arena do Grêmio, em Porto Alegre-RS
Público: 45.903 (43.032 pagantes)
Renda: R$ 1.909.903,00.
Árbitro: Leandro Vuaden
Auxiliares: Lúcio Beiersdorf Flor e José Eduardo Calza
Cartões amarelos: Michel, Bolaños, Luan e Geromel; Léo Ortiz, Nico López, Anselmo, Paulão e D’Alessandro
Gols: Bolaños, aos 21 minutos do primeiro tempo; Roberson,aos 10 minutos do segundo tempo; Brenner, aos 13 minutos do segundo tempo; Fernandinho,aos 23 minutos do segundo tempo;

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s


%d bloggers like this: