Libertadores 1997 – Guaraní-PAR 2×1 Grêmio

by
1997 Guarani Paraguay 2x1 Andre Silva ZH

Foto: José Doval (Zero Hora)

Grêmio e Guaraní do Paraguai já se enfrentaram pela Libertadores. Foi há 20 anos, nas oitavas de final da edição de 1997.

Para o primeiro confronto, no Defensores Del Chaco, o tricolor tinha uma série de desfalques, e o treinador Evaristo de Macedo se viu obrigado a promover a estreia do centroavante Maurício Pantera.

Sem Carlos Miguel e Paulo Nunes, o Grêmio fez um primeiro tempo muito ruim, levando um gol (de Ovellar, em posição de impedimento) logo aos cinco minutos de jogo. O lateral André Silva, jogando improvisado no meio de campo, empatou a partida aos 17 minutos do segundo etapa. Mas a 10 minutos do fim, Ovellar marcou novamente  para os mandantes. O detalhe é que mais uma vez o atleta do Guaraní estava impedido no lance do gol, o que acabou gerando revolta da equipe do Grêmio e a expulsão de Rivarola e Evaristo.

Não fosse isso bastante, Evaristo de Macedo, então com 63 anos de idade, foi agredido pelo policiamento ao ser retirado do gramado.

1997 guarani paraguay 2x1 gremio mauricio zh

Foto: José Doval (Zero Hora)

zh 01 manchete e reportagem

“QUEM DISSE QUE SERIA FÁCIL?
O Grêmio fez uma péssima partida, o juiz validou dois gols inexistentes e o Guaraní venceu por 2 a 1

Com uma de suas piores atuações de 1997 e dois erros gritantes do árbitro argentino Angel Sanchez, o Grêmio perdeu pare o Guarani, do Paraguai, per 2 a 1, ontem à noite, em Assunção, e largou em desvantagem nas oitavas-de-final da Libertadores da América. Agora, a equipe do técnico Evaristo de Macedo precise vencer por uma diferença de dois gols no Estádio Olímpico pare garantir vaga às quartas-de-final. Em caso de vitória gremista por um gol de diferença, haverá decisão por pênaltis. O primeiro tempo foi especialmente ruim para o campeão brasileiro. Aos cinco minutos, o susto. O centroavante Ovellar completou de cabeça o escanteio cobrado pela direita, em posição de impedimento, abrindo o placar.

0 técnico Evaristo de Macedo se ressentiu da falta do meia-esquerda Carlos Miguel, que se recupera e uma distensão na coxa. Com a lesão do reserve imediato, Dauri, o treinador improvisou o lateral-esquerdo André Silva na posição, mas a mexida não funcionou. A falta de articulação de jogadas pelo meio se agravou aos 30 minutos, quando o Grêmio perdeu Emerson, lesionado. Aos prantos, com uma dor insuportável no mesmo joelho que o afastou do futebol por um ano, vítima de ruptura de ligamento, Emerson deixou o gramado para a entrada de Otacílio.

Sem os dois meias titulares, os gaúchos perderam o meio-campo para os paraguaios. Os problemas se repetiram na segunda etapa, mas a iniciativa de marcar no campo adversário melhorou o Grêmio e evidenciou a fragilidade do Guarani. Com três volantes (Dinho, Goiano e a Otacílio), Zé Alcino voltou pare buscar o jogo no meio e articulou, sozinho, em investidas fulminantes polo lado direito, quase todas as jogadas do ataque gremista. Foi através dele que o Grêmio chegou ao empate.

O ex-atacante do Inter tentou cruzar duas vezes, até achar o estreante Mauricio dentro da área. O recém-contratado atrasou para André Silva, livre, empurrar para o gol. Era o empate salvador. Mas, aos 35 minutos, em outro erro flagrante do árbitro, que não marcou impedimento de Ovellar a mais dois atacantes paraguaios, o Guarani garantiu a vitória surpreendente. No lance do segundo gol, durante a reclamação tricolor, Rivarola foi expulso. O técnico Evaristo de Macedo também foi expulso e acabou sendo agredido por policiais paraguaios. Com um jogador a menos a sem o treinador no banco de reserves, o Grêmio preferiu garantir o resultado e apostar ludo na partida de volta, no Estádio Olímpico.” (Leonardo Oliveira, Enviado Especial/Assunção, Zero Hora, quinta-feira, 24 de abril de 1997)

1997 Guarani Paraguay 2x1 evaristo ZH
“Depois de retirado de campo e refeito dos golpes, Evaristo reapareceu nas arquibancadas, em meio à torcida do Grêmio. Admitiu, mais tarde, que o Grêmio não merecia ganhar e criticou a violência policial. “São uns covardes”, reclamou. “Se ficam sozinhos com a gente saem correndo, mas colocam a farda e viram valentes.” O Grêmio deixou o estádio sob escolta policial e ameaça de apedrejamento.” (Leonardo Oliveira, Zero Hora, 24 de abril de 1997)

1997 guarani paraguay 2x1 gremio - CopiaB

ARBITRAGEM DERRUBA GRÊMIO
Dois gols em situação irregular motivaram derrota diante do Guarani em Assunção

Assunção – O Grêmio iniciou mal as oitavas-de-final da Copa Libertadores da América. No jogo em Assunção, além da garra do Guarani, o time tricolor enfrentou uma péssima arbitragem e acabou perdendo por 2 a 1. Com isso, a equipe gaúcha precisa vencer o jogo da volta, no Olímpico, dia 6, por dois gols de diferença para continuar na competição.

O tricolor gaúcho teve a primeira jogada de perigo ao gol do Guarani aos dois minutos, através do estreante Maurício, que mandou a bola no travessão. Mas a aparente facilidade se desmanchou aos cinco minutos, quando Ovelar abriu o placar para o time paraguaio, após cobrança de escanteio. O atacante paraguaio estava em posição irregular, mas a arbitragem não assinalou impedimento.

Sentindo as ausências de Carlos Miguel e Paulo Nunes, o Grêmio não tinha muitas opções ofensivas. E aos 28 minutos perdeu o meia Emerson, com uma lesão no joelho. No segundo tempo, o tricolor voltou melhor e empatou aos 15 minutos, com um gol de André Silva, após jogada de Zé Alcino e com a participação de Mauricio. Mas o árbitro voltou a prejudicar a equipe gaúcha aos 28 minutos, expulsando o técnico Evaristo de Macedo, e aos 36, quando Avelar, em situação de impedimento, marcou o segundo gol do Guarani. Na confusão, Rivarola acabou expulso.” (Pioneiro, quinta-feira, 24 de abril de 1997)

1997-guarani-paraguay-2x1-gremio-roger-zh

Foto: José Doval (Zero Hora)

 

Foto: Marco Ortiz (@marcortizpy)

Foto: Marco Ortiz (@marcortizpy)

Guaraní-PAR 2×1 Grêmio

GUARANI: Derlis Gomes; Barrios, Caballero, Romero e Delgado; Ruiz Diaz, Franco, Ojeda (GonzaleZ) e Ovellar; Derlis Soto e Palacios (Denis)
Técnico: Luis Cubilla

GREMIO: Danrlei; Arce, Rivarola, Mauro Galvão e Roger; Dinho, Luis Carlos Goiano, Emerson (Otacílio) e André Silva (Luciano); Zé Alcino e Mauricio (Rodrigo Gral)
Técnico: Evaristo de Macedo

Libertadores 1997 – Oitavas de final – jogo de ida
Data: 23 de abril de 1997, quarta-feira, 21h40min
Local: Estádio Defensores del Chaco, em Assunção, Paraguai
Público: 2.174 pagantes
Renda: G. 27.765.000
Árbitro: Angel Sanchez (Argentina)
Auxiliares: Oscar Cerqueira e Jorge Rattalino
Cartões amarelos: Dinho, André Silva, Luciano, Otacílio, Franco e Gonzáles;
Cartão vermelho: Rivarola
Gols: Ovellar, Aos 5 minutos do 1° tempo; André Silva aos 17 e Ovellar aos 35 minutos do 2°tempo;

4 Responses to “Libertadores 1997 – Guaraní-PAR 2×1 Grêmio”

  1. Libertadores 1997 – Grêmio 2×1 Guaraní-PAR | Grêmio1983 Says:

    […] o Grêmio devolveu o placar da ida, a classificação foi decidida nos pênaltis. E foi a disputa de pênaltis mais bizarra que eu já […]

  2. Combinações de uniforme usados em jogos de Libertadores | Grêmio1983 Says:

    […] de 1997, sendo que a combinação usada em Tóquio só foi ser vista num jogo de Libertadores no confronto com o Guarani em Assunção, nas oitavas de final da edição daquele ano. Nas finais de 1983 o Grêmio repetiu a combinação já usada anteriormente contra o Estudiantes, […]

  3. Confrontos contra o Guaraní em Assunção | Grêmio1983 Says:

    […] Libertadores 1997 – Quartas de Final – Jogo de ida – Guaraní 2×1 Grêmio […]

  4. Grêmio e Guaraní também se enfrentaram nas oitavas da Libertadores em 1997, com um dramalhão de sete pênaltis perdidos Says:

    […] lance revoltou os gremistas. Evaristo de Macedo foi expulso por reclamação, assim como Rivarola. O treinador ainda seria agredido por policiais paraguaios durante a saída de campo. Com um a menos, os tricolores não conseguiram buscar o empate e precisariam reverter a situação […]

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google photo

You are commenting using your Google account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.


%d bloggers like this: