O Grêmio só precisou de 45 minutos para ganhar o Gre-Nal.
Falando sério, é incontroverso que o clássico de fato teve dois tempos com dinâmicas bem diferentes. Mas não consigo concordar com essa análise desvincula totalmente uma etapa da outra. O segundo tempo é uma consequência do primeiro tempo. E nesse jogo, o Grêmio teve ampla vantagem no primeiro tempo, abrindo 2×0, em dois gols de Luan (o primeiro originado num lançamento de Jailson para Cortez, que cruzou rasteiro para o camisa 7 concluir para as redes. O segundo num pênalti de Cuesta em Everton), e tendo ao menos mais duas chances claras de gol, nas conclusões de Everton e Jael.
O placar de 2×0 empurrava para o Inter a obrigação de mudar o andamento da partida. E em parte os comandados de Odair Hellmann conseguiram fazer isso, descontando 2 minutos após o retorno do intervalo na cabeçada de Rodrigo Dourado após cobrança de escanteio. Depois disso, o Inter permaneceu quase todo o restante da partida dentro do seu campo de ataque, mas apelou demasiadamente para o jogo aéreo. O Grêmio não conseguia segurar a posse de bola e/ou encaixar contra-ataques e perdia a maioria dos rebotes. Além da resposta/melhora colorada, ficou também evidente na segunda etapa a diferença de tempo de preparação das equipes (Inter se reapresentou no dia 2 de janeiro e o Grêmio só no dia 18) e o fato de o Grêmio ter tido compromisso pelo Gauchão no meio de semana que antecedeu o clássico.
Me parece que o time do Grêmio usou a meia do uniforme azul de goleiro da temporada passada. Por razões de superstição (no creo en brujas, pero…) prefiro a meia azul em relação a preta nos Gre-Nais como visitante. E não costumo achar legal quando o tom de azul da meia é diferente do tom de azul da camisa, mas essa combinação de ontem lembrou o uniforme do Gre-Nal do gol do Pedro Junior no Gauchão de 2006.
Desde Cruzeiro X Grêmio pela Libertadores de 2009 que eu não vi um juiz ter que ser substituído por lesão. É bem preocupante essa história que o Jean Pierre precisou fazer teste físico para o Brasileirão dois dias antes do clássico.
Assim como aconteceu no Gre-Nal anterior no Beira-Rio (pelo Brasileirão de 2016), a pressão do Inter no segundo tempo passou muita pela insistência em cruzar bolas na área (36 cruzamentos do Inter contra 11 do Grêmio).
Fotos: Lucas Uebel (Grêmio.net) e Ricardo Duarte (S.C. Internacional)
Inter 1×2 Grêmio
INTERNACIONAL: Marcelo Lomba; Dudu (Gabriel Dias, intervalo), Klaus, Victor Cuesta e Iago; Rodrigo Dourado, Edenílson, Patrick (Wellington Silva, aos 43/2º), D’Alessandro e Nico López; Roger (Marcinho, aos 28/2ºT).
Técnico: Odair Hellmann
GRÊMIO: Marcelo Grohe; Madson (Alisson, aos 17/2ºT), Pedro Geromel, Kannemann e Cortez; Jailson e Maicon; Ramiro, Luan e Everton (Marcelo Oliveira, aos 51/2ºT); Jael (Michel, aos 31/2ºT)
Técnico: Renato Portaluppi
06ª Rodada (Rodada atrasada) – Campeonato Gaúcho 2018
Data: 11/3/2018, domingo, 17h00min
Local: Estádio Beira-Rio, em Porto Alegre – RS
Público: 42.327 (38.239 pagantes)
Renda: R$ 1.481.244,00
Árbitros: Jean Pierre (RS) e Jonathan Pinheiro (RS) (entrou aos 24’/2ºT)
Auxiliares: Lúcio Beiersdorf Flor e Rafael da Silva Alves(RS)
Cartões amarelos: Cuesta, D’Alessandro, Edenilson, Gabriel Dias,Kannemnann, Maicon, Geromel
Gols: Luan, aos 23 minutos do primeiro tempo, Luan (de pênalti) aos 27 minutos do primeiro tempo; Rodrigo Dourado, aos 2 minutos do segundo tempo.
September 12, 2018 at 6:31 pm |
[…] Gre-Nal n.º413 – Inter 1X2 Grêmio – Data: 11/03/2018 – Quantidade de ingressos supostamente destinados para a torcida gremista: 2.000 – “Saiba quantos ingressos terá a torcida do Grêmio no Gre-Nal. Somente na área exclusiva para os torcedores do clube serão 2 mil lugares“(Zero Hora) – Quantidade de ingressos supostamente vendidos para a torcida gremista: 2.000 – ” Em apenas cinco minutos, os torcedores do Tricolor esgotaram todos os 2 mil ingressos destinados ao seu setor” (Gazeta Esportiva) – Ingressos vendidos segundo o borderô: 1.700 – Diferença: 300 ingressos […]