Camisa Celeste “Charrua” Umbro 2018

by

umbro 2018cumbro 2018grêmio-uruguai-nations-2018-umbro-1grêmio-uruguai-nations-2018-umbro-2

Confesso que esperava mais dessa camisa “Charrua” do Grêmio. De toda essa coleção “Nations” da Umbro era a proposta que mais fazia sentido. E talvez, juntamente com a do Bahia, seja a camisa que ficou melhor resolvida. Mas mesmo assim tem alguns problemas.

O principal, para meu gosto, reside no fato da camisa ser demasiadamente semelhante a camisa celeste do ano passado. Assim como em 2017 a gola é redonda e preta. Assim como no ano passado o corte é raglan (e a do ano passado parecia vestir melhor). Assim como no passado os logos da Umbro e do Banrisul são estampados em preto. A principal alteração foi a mudança/correção do tom de azul da camisa (mas o distintivo segue tendo um azul diferente da camisa), o que parece ser muito pouco para justificar um novo lançamento.

Gostei dos pequenos detalhes, das listras na lateral e na abaixo da gola nas costas, assim como da marca d´água. Mas acho que foram pouco (ou mal) explorados. A marca d´água ficou restrita a parte do peito, onde já um excesso de elementos com distintivos, patch e marca do fornecedor. E as listras poderiam ter mais destaques. Fazia tempo que eu queria ver um uniforme do Grêmio com algum elemento da camisa continuando ou se repetindo no calção. Aparentemente isso foi feito, mas somente com o calção de azul (e só é possível perceber isso de soslaio nas fotos do Instagram e no vídeo do YouTube).

Ademais, eu acho que existe uma confusão conceitual na camisa. Todas as demais peças da coleção estão inspiradas nas bandeiras dos países homenageados. Na do Grêmio não fica claro se a inspiração é a bandeira uruguaia ou a camisa da seleção uruguaia.  E caso seja a seleção, é bom lembrar que tradicionalmente os uniformes da Celeste Olímpica possuem a gola branca (foi assim em 1924, 1928, 1930, 1950 e na maioria e das suas participações em Copa do Mundo. A Copa da Rússia será a primeira que o Uruguai usará a camisa celeste com gola preta). E, apesar de ter gostado da marca d´água, não entendi porque ela também foi usada na camisa do Cruzeiro (qual seria a possível ligação entre Grêmio, Uruguai, Islândia e Cruzeiro?)

Par enfatizar a semelhança nas duas últimas camisas celestes, tentei fazer, na imagens abaixo, uma simulação de como ficaria a camisa do ano passado com o tom de azul de 2018 e como ficaria a camisa dessa temporada com o tom de azul de 2017.

tres 2017batres 2018zc

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

w

Connecting to %s


%d bloggers like this: