Brasileirão 2018 – Grêmio 0x0 Atlético-PR

by

Gremio x Atletico-PR

Renato disse que o jogo “foi uma aula de futebol“. A Zero Hora classificou o jogo como “eletrizante“. No Sportv, Roger Flores disse que esse Grêmio x Atlético foi “uma partida que encheu os olhos“.

Confesso que eu fico não compartilho desse mesmo entusiasmo e satisfação com o jogo. Por um lado, acho legal que o placar de 0x0 não seja um impeditivo para análises animados do que se viu em campo (algo impensável tempo atrás). Por outro lado, acho que há um certo exagero nesse viés positivo, e me parece que isso passo lelo fato do jogo ter sido bem menos truncado (68% de bola rolando) do que a média recente das partidas do Brasileirão.

Achei muito interessante ver a movimentação no início do jogo, quando o Grêmio tentou pressionar o adversário no campo de ataque e o Atlético, mesmo acossado, não fugiu da sua proposta de sair jogando com a bola no chão.  Mas é essa dinâmica se resolveu ou foi se diluindo ao longo do jogo muito mais pelo cansaço dos jogadores do que por um movimento tático de algum dos treinadores.  No geral é possível dizer que o Grêmio foi levemente superior e teve as melhores chances de marcar, mas no primeiro tempo faltou um pouco mais de capricho no penúltimo e último toques e no segundo tempo faltou ímpeto (leia-se “pernas e/ou pulmão”) para sair com a vitória.

Gremio x Atletico-PR

É interessante notar que o Atlético trocou mais passes que o Grêmio mesmo tendo um percentual menor de posse bola.

Dessa vez o Grêmio usou sua nova camisa celeste, mas a meia usada ainda foi a do ano passado, num tom de azul um pouco mais claro/fraco (o que na transmissão da TV era quase imperceptível). Como disse no post anterior, gostei do detalhe das listras que começam na camisa e seguem no calção, mas ainda assim estou curioso pra ver o time em campo com a camisa celeste e calções e meias pretos.

Na era dos pontos corridos, apenas em 2017 o Grêmio conseguiu 6 pontos nas 2 primeiras rodadas do Campeonato Brasileiro. Em 2008, 2016 e 2018 conseguiu 4.

Média de público dos 11 jogos realizados (até aqui) na Arena em 2018:
21.365 (19.205 pagantes)

Gremio x Atletico-PRFotos: Lucas Uebel (Grêmio.net)

Grêmio 0x0 Atlético-PR

GRÊMIO: Marcelo Grohe; Léo Moura (Alisson, int), Geromel, Bressan e Cortez; Arthur (Jael, 30’/2º) e Maicon (Maicosuel, 39’/2º); Ramiro, Luan e Everton; André
Técnico: Renato Portaluppi

ATLÉTICO-PR: Santos; Pavez, Paulo André e Thiago Heleno; Rosseto, Camacho, Lucho González (Bruno Guimarães, 5’/2º) e Thiago Carleto; Nikão, Pablo (Ederson, 23’/2º) e Guilherme (Zé Ivaldo, 30’/2º)
Técnico: Fernando Diniz

02ª Rodada – Campeonato Brasileiro 2018
Data: 22 de abril de 2018, domingo, 19h00min
Local: Arena do Grêmio, em Porto Alegre – RS
​Público: 23.894 (22.049 pagantes)
Renda: R$ 688.660,00
Árbitro: Raphael Claus (SP).
Assistentes: Alessandro Alvaro Rocha de Matos (SP) e Danilo Ricardo Simon Manis (SP).
Cartões amarelos: Pablo, Camacho e Bruno Guimarães; Geromel, André e Ramiro (GRE).
Cartão vermelho: Camacho (aos 28 minutos do 2º tempo).​

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

w

Connecting to %s


%d bloggers like this: