Brasileirão 2018 – Grêmio 0x0 Fluminense

by

Gremio x Fluminense

Três 0x0 em quatro partidas em casa deveriam servir para ligar um sinal de alerta na Arena e para incutir um pouquinho de auto-crítica no Grêmio. Espero que ao menos internamente essa avaliação esteja sendo feita (a “culpa” não pode ser só do gramado ou do adversário que vem pra não jogar). Quero acreditar que essa história do Renato ter dado parabéns ao grupo seja um discurso para consumo externo.

Contra o Fluminense o Grêmio novamente teve bem mais posse de bola, mais finalizações e mais chances de gol. Mas não dá para se dizer que o empate tenha sido de todo injusto. O Grêmio está demorando demais para encontrar alternativas para jogos como o de ontem. Não podemos ficar tão dependentes dos dribles de Everton e Luan.

É justo levar em conta o desempenho do time no campo na hora de fazer um balanço das últimas partidas. Mas essa análise não pode ser completamente dissociada do resultado. O Campeonato Brasileiro premia quem tem regularidade, quem vence mais partidas, e não necessariamente quem tem mais posse de bola, quem mais consegue goleadas, quem mais encanta, etc… e após 8 rodadas o Grêmio está atrás do co-irmão na classificação, algo que era praticamente impensável após os três Gre-Nais de março.

Com as ausências de Ramiro e Léo Moura o Grêmio acaba ficando um tanto “capenga”, sendo muito mais forte pelo lado de esquerdo do ataque.

Os mapas do @Footstats , @WhoScored e @SofaScore mostram como o André ficou longe da área no jogo de ontem.

Gremio x Fluminense

Mesmo com manifestação/greve/locaute dos caminhoneiros o público de ontem não foi muito diferente da média dos 10 confrontos anteriores contra o Fluminense pelo Brasileirão. O que só reforça uma desconfiança que eu tenho de que o percentual de torcedores que se utilizam do transporte público para comparecer na Arena é muito baixo (Até mesmo porque não há nenhum incentivo/vantagem para quem vai de ônibus pro jogo)

Média de público do Grêmio na Arena em 2018:
24.121 (21.920 pagantes)

Média do Grêmio como mandante no Brasileirão 2018:
30.913 (28.514 pagantes)

Gremio x Fluminense
estadao geFotos: Lucas Uebel (Grêmio.net) e Rodrigo Ziebell (Globo Esporte)

GRÊMIO: Marcelo Grohe; Madson (Thaciano, 38’/2ºT), Bressan, Kannemann e Cortez; Maicon, Cícero, Lima (Pepê, 17’/2ºT), Luan e Everton; André (Thonny Anderson, 38’/2ºT)
Técnico: Renato Portaluppi

FLUMINENSE: Julio César; Renato Chaves, Nathan e Luan Peres; Gilberto (Mateus, 33’/2ºT), Richard, Sornoza, Dodi (Douglas, 30’/2ºT), Jadson e Marlon; Pedro (João Carlos, 12’/2ºT).
Técnico: Abel Braga

08ª Rodada – Campeonato Brasileiro 2018
Data: 30/5/2018, quarta-feira, às 21h45min
Local: Arena do Grêmio, em Porto Alegre-RS
Público: 20.044 (18.194 pagantes)
Renda: R$ 510.968,00
Árbitro: Luiz Flavio de Oliveira (FIFA-SP)
Auxiliares: Alessandro A. Rocha de Matos (FIFA-BA) e Marcelo C. Van Gasse (FIFA-SP)
Cartões amarelos: Kannemann; Nathan Ribeiro, Sornoza, Renato Chaves, Dodi, Douglas

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

w

Connecting to %s


%d bloggers like this: