Média de Público no Brasileirão – Primeiros 100 jogos na Arena Vs Últimos 100 jogos no Olímpico

by

 

100 BR OLIMPICO X 100 BR ARENA

No semana passada,  o Grêmio realizou seu centésimo jogo pelo Brasileirão na Arena. No post daquela vitória contra o São Paulo eu citei alguns dados sobre médias de público nessas cem partidas.

Achei que seria válido fazer um rápido comparativo da média de público nos primeiros 100 jogos de Campeonato Brasileiro na Arena com os últimos 100 jogos de Campeonato Brasileiro no Olímpico. O resultado está na tabela acima. 

Como se pode ver, a média no Olímpico é levemente superior. Isso talvez se explique que somente no Olímpico o Grêmio chegou a ficar em primeiro lugar no Brasileirão e de fato disputar o título enquanto na Arena o tricolor teve mais sucesso em outras competições (o que implicou em time reserva/desinteresse em alguns jogos de campeonato brasileiro disputados no novo estádio).

Ainda, não seria totalmente fora de sentido supor que na Arena, com um estádio maior e com o crescimento do quadro social o público seria maior, mas isso (ainda) não se verificou.

brasileirao a cada 5 mil

 

Nessa questão do tamanho do estádio, cabe salientar que em quase 2/3 terços dos jogos de Brasileirão na Arena a ocupação do estádio fica abaixo dos 50% (como se pode ver na tabela acima).
brasileirao arena

Nessas últimas tabelas eu fiz a divisão por jogos em meio de semana e em finais de semana. A proporção nos dois cenários é praticamente a mesma. 

ULTIMOS 100 BR OLIMPICO

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.


%d bloggers like this: