Amistoso em 1963- Estudiantes 1×1 Grêmio

by

embarque gremio março 1963 correio do povo

O primeiro confronto entre Estudiantes e Grêmio em solo argentino ocorreu em 1963, em La Plata. Em março daquele ano o tricolor fez uma rápida excursão aos vizinhos do prata, na qual o jogo contra o “Pincha” foi o último dos quatros compromissos da viagem. O placar foi de 1×1, com Marino marcando para o Grêmio e Adolfo Bielli para os donos da casa.

As fotos do post são do Correio do Povo. Na primeira vemos a delegação (que contava com somente 16 atletas) no momento do embarque no Aeroporto Salgado Filho em 11 de março de 1963. Na última, vemos Marino, Milton Kuelle, João Severiano e Airton no desembarque em Porto Alegre.

IMG_2045 - Cópia

GRÊMIO RETORNOU DE MADRUGADA
Encerrando sua excursão pelos gramados argentinos, o elenco do Grêmio jogou e empatou na noite de anteontem, em La Plata, com o Estudiantes. Mais uma vez, agradou plenamente a exibição dos pupilos de Sergio Torres e o empate para os argentinos somente foi possível pela arbitrarem facciosa do arbitro que, inclusive, puniu o Grêmio com uma penalidade máxima, a qual foi transformada no tento do empate do Estudiantes. Marino, no primeiro tempo, marcou o tento do Grêmio. Assim, invicto na Argentina, retornou o Grêmio voo noturno, chegando de madrugada a nossa Capital. Os tricolores realizaram quatro jogos em sua rápida “gira”. Perderam, em Montevidéu, para o Penharol por 5×4. Venceram ao Colon por 2 x 1 e ao Newell’s Old Boys, por 2 x 1, empatando com o Estudiantes de La Plata em um tento.” (Jornal do Dia  – 23 de março de 1963)

DELEGAÇÃO
A delegação tricolor, que deixou ontem a capital gaúcha as 11:40 em avião da Varig, foi chefiada pelo presidente Renato Souza, assessorado pelo dirigente Rudy Petry. Seguiram ainda o médico dr. Sérgio Ferreira; técnico Sérgio Moacir Nunes; massagista Ataíde Carvalho; e os jogadores Henrique, Irno, Renato, Airton, Altemir, Ortunho, Áureo, Sérgio, Gilnei, Milton, Fernando, Marino, Joãozinho, Alcindo, Lumumba e Volnei. Na comitiva seguiu ainda nosso companheiro Ataíde Ferreira que, juntamente com Ruy Carlos Ostermann, fará a cobertura para os órgãos da Cia. Jornalística Caldas Junior dos jogos do Grêmio no exterior.” (Correio do Povo – 12 de março de 1963)

GRÊMIO DESDE ONTEM ENTRE NÓS

Desde ontem à noite, já se encontra de volta à nossa Capital a delegação do Grêmio Futebol Porto- Alegrense que realizou curta temporada pelas Republicas do Prata. Festiva foi a recepção que tiveram os integrantes da comitiva tricolor em sua chegada ao aeroporto Salgado Filho, vendo-se crescido número de simpatizantes do clube das três cores, alémde dirigentes e altos próceres e familiares dos recém-vindos

 Tecnicamente, a representação gremista obteve bons resultados em sua curta gira pelo Uruguai e Argentina Dos quatro jogos disputados, o conjunto campeão estadual de 62 obteve duas vitórias, um empate e uma derrota. As vitórias foram assinaladas em Rosário de Santa Fé, na Argentina, com 2×0 ante o Colón e 2×1 ante o Newell’s Old Boys. O empate em 1 goal foi assinalado em La Plata, frente ao Estudiantes; e finalmente o revés por 5×4, foi em pleno Estádio Centenário, ante o Peñarol, pentacampeão oriental.” (Correio do Povo – 23 de março de 1963)

desembarque gremio março 1963 correio do povo Marino Milton Kuelle João Severiano e Airton

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.


%d bloggers like this: