Libertadores 2018 – Grêmio 2×1 Estudiantes (Grêmio 5×3 nos pênaltis)

by

gol alisson opta javierFBL-LIBERTADORES-GREMIO-ESTUDIANTES

O golaço de Everton (aproveitando brilhante assistência de Jael) logo aos cinco minutos parecia encaminhar uma classificação tranquila. Mas essa aparente tranquilidade foi embora da Arena três minutos mais tarde, quando Lucas Rodríguez aproveitou uma falha da defesa tricolor para empatar a partida.

A partir daí o jogo, apesar do claro controle gremista (81% de posse de bola), foi de pura tensão. O Estudiantes se entrincheirou nas redondezas da sua área visando segurar o empate e eventualmente especular no contra-ataque. O Grêmio propunha o jogo de maneira  a não ceder esse contra-ataque, mas apesar de insistir bastante, não tinha chances tão claras de marcar o segundo gol.

No segundo tempo a pressão continuou, e o time do Grêmio fugiu um pouco da sua característica, optando por forçar um pouco mais o jogo aéreo (até porque a essa altura já tinha dois centroavantes em campo e de certa forma era isso que o jogo “pedia/permitia”). E foi na bola área, aos 47 minutos do segundo tempo que saiu o gol que levava a decisão para os pênaltis: Alisson tomou a frente da zaga, antes do primeiro pau, desviou de cabeça o cruzamento feito por Luan.

Nos pênaltis, todas as cobranças tricolores foram bem executadas, enquanto Campi chutou por cima do travessão.

gol estudiantes lp - Cópia2018 estudiantes ricardo giusti cp

Geromel, que tem crédito de sobra, falou abertamente sobre seu erro no lance do gol do Estudiantes. De fato não era lance para tentar sair jogando. Mas Jaílson também se equivocou na origem da jogada, ao tentar carregar a bola quando estava cercado por três adversários.

Se Geromel esteve um pouco abaixo do seu padrão habitual, Kannemann compensou com uma atuação épica. Ele esta fazendo uma temporada ainda melhor do que a de 2017.

Pepê entrou bem no jogo. Mostrou personalidade ao pedir bola e partir para cima da defesa adversária.

Muito legal a defesa que que o capitão Maicon fez do seu colega André.

O “Brujo” Manuel, esteve, pela segunda vez no ano na Arena. E pela segunda vez no ano o Grêmio acertou todas as cobranças de pênaltis.

Esse uniforme cinza do Estudiantes, ao menos para mim, causou uma certa confusão na hora de distinguir os atletas. O tom de cinza na parte da frente era bem escuro e pouco contrastava com as listras pretas da camisa do Grêmio. E o tom de cinza da meia era claro demais para distinguir com clareza da meia branco dos atletas gremistas. Não entendi porque o Estudiantes não utilizou a mesma configuração de fardamento vista no seu jogo anterior, com camisa titular vermelha e branco e calção branco.

2018 estudiantes itamar aguiar la nacion afp
Gremio x Estudiantes

Ontem o Grêmio teve seu maior público pagantes em um jogo de oitavas de final da Libertadores. O maior público total de um jogo de oitavas segue sendo registrado na partida contra o River Plate em 2002 com 50.838 (44.715 pagantes)

– Média de público do Grêmio na temporada:
24.389 (22.257 pagantes)

– Média de público do Grêmio na Arena na Libertadores 2018:
33.014 (30.758 pagantes)

kanemann

Fotos: Opta, Ricardo Giusti (Correio do Povo), Itamar Aguiar ( Gazeta EsportivaLa Nacion) Olé (AFP), Estudiantes de La Plata, Lucas Uebel (Grêmio.net) e Grêmio (Instagram)

Grêmio 2×1 Estudiantes

(Nos pênaltis: Grêmio 5×3 Estudiantes)

GRÊMIO: Marcelo Grohe; Léo Moura (André, aos 24’/2°T), Geromel, Kannemann e Cortez; Jaílson (Pepê, aos 34’/2°T), Maicon, Ramiro (Alisson, intervalo), Luan e Everton; Jael.
Técnico: Renato Portaluppi

ESTUDIANTES: Mariano Andújar; Facundo Sánchez, Fabián Noguera, Jonathan Schunke e Gastón Campi; Iván Gómez, Rodrigo Braña, Lucas Rodríguez, Iván Erquiaga (Pablo Luguercio, aos 16’/2°T) e Matías Pellegrini (Carlo Lattanzio, aos 24’/2°T); Juan Apaolaza (Nicolás Bazzana, aos 43’/2°T)
Técnico: Leandro Benítez

Libertadores 2018 – Oitavas de final – Jogo de volta
Data: 28/8/2018, terça-feira, 21h45min
Local: Arena do Grêmio, Porto Alegre -RS
Público: 48.082 (45.420 pagantes)
Renda: R$ 2.171.893,00
Árbitro: Eber Aquino (PAR)
Assistentes: Juan Zorrilla e Dario Gaona (ambos do PAR)
Cartões amarelos: Maicon, Ramiro, Léo Moura, Alisson (GRE); Facundo Sánchez, Pablo Luguercio, Gastón Campi, Carlo Lattanzio, Rodrigo Braña (EST)
Gols: Everton, aos 5 minutos e Lucas Rodríguez, aos 8 minutos do primeiro tempo; Alisson, aos 47 minutos do segundo tempo.

Pênaltis: Maicon(converteu), Lucas Rodríguez (converteu), Everton(converteu), Campi (chutou para fora), Jael (converteu), Noguera (converteu), Alisson(converteu), Lugüercio(converteu) e André(converteu).

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.


%d bloggers like this: