Médias de Público – Primeiros 200 jogos na Arena X Últimos 200 jogos no Olímpico

by

200 arenameio final

Contra o Paraná, no sábado passado, o Grêmio fez seu jogo de número 200 na Arena. A média de público nesses duzentos jogos foi de 24.598 (22.371 pagantes).

Considerando que a capacidade da Arena, segundo o Cadastro Nacional de Estádios de Futebol da CBF, é 55.662 pessoas, a ocupação média é de 44%. (o que revela uma “capacidade ociosa/potencial de exploração considerável)

Na tabela acima é possível notar que os jogos de meio de semana acabam tendo uma média de público levemente maior do que os jogos do fim de semana. Isso em parte se explica quando dividimos as médias por competição e percebemos que a Copa do Brasil e a Libertadores (jogadas sempre no meio de semana) são os campeonatos que mais levam gente a Arena.

200 ARENA competiçãoz

Abaixo fiz uma divisão dessas duzentas partidas pelas faixas de público. Quase 70% dos jogos tiveram um público inferior a 30 mil pessoas. E só 16% das partidas tiveram públicos maiores de 40 mil espectadores.

200 arena faixas

Fiquei bastante curioso em comparar esses primeiros duzentos jogos da Arena com os últimos 200 jogos do Olímpico (que vai do 4×0 contra o Caxias pelo Gauchão de 2007 até o 1×0 contra o Veranópolis em 2013).

A média de público dos últimos 200 jogos do Grêmio no Olímpico foi de 23.447 (20.187 pagantes).

Francamente, eu esperava que o acréscimo de público da Arena em relação ao Olímpico fosse maior. Esse pequena diferença (um aumento inferior a 5%) não acompanha o crescimento do quadro social no período e não acompanha o aumento da capacidade do estádio (que cresceu mais de 15%).

É possível afirmar que mudança do Olímpico para Arena visava trazer maior conforto e segurança para quem já frequentava o estádio antigo (objetivo que, até certo ponto, foi atingido) ao mesmo tempo que pretendia aumentar a média de público nos jogos do Grêmio como mandante (o que ainda não aconteceu, ao menos não de maneira significativa).

200 olimpico meio final

O Cadastro Nacional de Estádios de Futebol da CBF de 2013 afirmava que a capacidade do Olímpico era 45.000 espectadores. Contudo, nesses últimos 200 jogos foram registrados público superiores a esta marca em 13 ocasiões. Assim, para fins de cálculo ocupação média acho válido considerar a capacidade do Olímpico como 48 mil, o que deixaria a ocupação média de 48%.

200 olimpico competição

No Olímpico, a média dos finais de semana é um pouco maior do que do meio de semana.

O Brasileirão tem uma média de público maior neste período final do Olímpico do que nos jogos da Arena.

200 OLIMPICO faixas

 

Abaixo deixo os gráficos com as comparações lado a lado para facilitar a visualização.

Acho curioso que a média de público dos jogos de Libertadores no Olímpico nesse período seja maior do que a média dos jogos de Libertadores na Arena.

11 dos primeiros 200 jogos na Arena foram Gre-Nais. Média de público desses Gre-Nais é de:
44.354 (41.145 pagantes)

10 dos últimos 200 jogos do Olímpico Arena foram Gre-Nais. Média de público desses Gre-nais é de:
37.073 (33.544 pagantes)

arena olimpico meio fimarena olimpico competiçaoarena olimpico frequencia

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.


%d bloggers like this: