Gauchão 1979 – Grêmio 7×0 Avenida

by

avenida 1977 zh VANTUIR 2 GOLC

Em 1979 Avenida jogou pela primeira vez com o Grêmio no Olímpico (os confrontos anteriores todos haviam sido disputados em Santa Cruz).

Contando com uma da melhores formações de ataque da sua história (Tarciso, André e Éder) o tricolor goleou o Periquito  por 7 a 0.

Numa das fotos abaixo, que registra o sexto gol do Grêmio, me chamou a atenção o fato da torcida presente na arquibancada do Olímpico ter permanecido sentada enquanto André Catimba executava a cobrança de um pênalti.

avenida 1977 zh CAJU

NUNCA FOI TÃO FÁCIL MARCAR UMA GOLEADA
Grêmio marcou seis no primeiro tempo e depois poupou o fraco Avenida

Vencer o Avenida por 7 a 0 não foi certamente nenhuma novidade para o Grêmio que já goleou e até por resultado maior ainda outras equipes do Interior O que ninguém esperava é que o Avenida, que dificultou tanto a vitória do Inter na semana passada, fosse capaz de urna atuação tão ruim, descuidada e com multas falhas como a de ontem. No primeiro tempo, o time não teve sequer a mínima reação ao domínio do Grêmio e aos seus próprios erros: foi um time fraco e confuso na marcação, permitindo enormes facilidades ao adversário. Depois no segundo tempo, já contando com o desinteresse do Grêmio, o Avenida conseguiu permanecer por maior tempo com a bola dominada e evitou o que provavelmente seria a maior goleada do Grêmio nos jogos oficiais dos últimos anos.

Em toda a partida, a melhor situação do Avenida surgiu logo aos 2 minutos: defesa do Grêmio permitiu que Gilberto entrasse livre pelo meio do campo para dominar uma bola lançada por Marquinhos. Mas Manga saiu do gol, driblou Gilberto e Marquinhos, e chutou pela lateral. Este lance, em que até mesmo o velho goleiro conseguiu enganar dois atacantes jovens, definiu praticamente o que seria o restante da partida: o Grêmio foi multo superior em campo, superando com extrema facilidade os tímidos obstáculos que o Avenida procurava colocar em campo.

Na defesa, o Grêmio não tinha problemas porque o Avenida não mostrou condições de acertar mais do que dois passes no campo do adversário. No meio campo, as facilidades eram ainda maiores, porque a marcação era fraca e nem havia condições de acompanhar a movimentação de Vitor Hugo, Nardela e Paulo César. No ataque, com exceção de Tarciso – que procurava evitar os choques com seu marcador – havia também total liberdade porque os zagueiros exerciam uma marcação de longe, permitindo que André e Éder dominassem calmamente a bola e partisse para a área

Os seis gols marcados no primeiro tempo – e que poderiam ser mais, não fossem a precipitação de André aos 12 minutos, o chute torto de Vicente aos 29 e a boa defesa de Serginho aos 34 – acabaram com todo o entusiasmo do Grêmio na partida. E isto permitiu que o Avenida se livrasse da goleada que os 16 mil torcedores poderiam prever. Sem o mesmo entusiasmo, o Grêmio ainda mantinha o domínio e toda a iniciativa da partida, mas seu ataque já não tinha a mesma eficiência do primeiro tempo, ficando ainda pior quando Jésum substituiu André, aos 19 minutos.

A partir da saída de André – Jésum não estava bem e ainda sofria as consequências de estar fora de sua posição – o que restava para o Grêmio era o talento individual de seus jogadores, que praticamente abandonaram o esquema tático e passaram a jogar à vontade. O último gol, marcado por Paulo César, deixou ainda mais evidente que o time só não marcou mais por puro desinteresse. ” (Zero Hora, segunda-feira, 23 de abril de 1979)

IMG_3220

O PLACAR

ÉDER para o Grêmio —1 a 0 aos quatro minutos, primeiro tempo – Ladinho dominou na intermediária e tocou rápido para Éder. O ponteiro entrou livre na área e desviou de Serginho com o pé direito. A bola entrou no canto esquerdo do goleiro.

VANTUIR – 2 a 0 aos 15 minutos – Éder cobrou escanteio da ponta esquerda Vantuir saltou sozinho entre os zagueiros e cabeceou forte, no ângulo.

PAULO CÉSAR – 3 a 0 aos 18 minutos – Ladinho foi derrubado na ponta esquerda e Paulo César decidiu cobrar direto para o gol. O chute saiu forte, rasteiro e a bola ainda enganou o goleiro Serginho, batendo no chão e encobrindo-o.

ANDRÉ – 4 a 0 aos 27 minutos – Novo escanteio pela ponta esquerda que Éder cobrou forte, colocando a bola na área pequena. André saltou sozinho, sem interferência dos zagueiros do Avenida, e cabeceou no canto esquerdo de Serginho

TARCISO – 5 a 0 aos 41 minutos – Éder cobrou mais um escanteio da esquerda. Desta vez, os zagueiros tentaram cortar, se atrapalharam e a bola sobrou para Tarciso. Com o pé esquerdo, ele girou, chutando forte no ângulo direito de Serginho

ANDRÉ – 6 a 0 aos 44 minutos – Paulo César entrou na Área driblando e passou a Nardela, mas foi derrubado por Paulo Aquino. O juiz marcou pênalti que André chutou com força: a bola entrou no canto esquerdo. Serginho saltou para o direito.

PAULO CÉSAR – 7 a 0 aos 40 minutos do segundo tempo – Da meia direita, Eurico tocou para a área, Jésum atrapalhou Zé Carlos, cabeceando fraco. Paulo César, dominou, driblou o mesmo Zé Carlos e tocou franco, no canto direito.” (Zero Hora, segunda-feira, 23 de abril de 1979)

avenida 1977 zh F

Fotos: Zero Hora

Grêmio 7×0 Avenida

GRÊMIO: Manga; Eurico, Vantuir (Cassiá), Vicente e Ladinho; Vítor Hugo, Nardela e Paulo César Cajú; Tarciso, André Catimba (Jésum 19 do 2ºT) e Éder Aleixo.
Técnico: Orlando Fantoni

AVENIDA: Serginho; Alceu, Paulo Aquino, Zé Carlos e Paulo Schmidt; Sarará, Adair e Carlos; Marquinhos, Gilberto (Jaime) e Telmo Viana (Norberto)
Técnico: Carlitos

Gauchão 1979 – 1º Turno
Data: 22 de abril de 1979
Local: Estádio Olímpico, em Porto Alegre-RS
Público: 16.690 pagantes
Renda: Cr$ 609.535,00
Árbitro: Nazarino Pinzón
Auxiliares: Albino Schmidt e Albani Mendes

Advertisements

One Response to “Gauchão 1979 – Grêmio 7×0 Avenida”

  1. Gauchão 2019 – Grêmio 6×0 Avenida | Grêmio1983 Says:

    […] « Gauchão 1979 – Grêmio 7×0 Avenida […]

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google photo

You are commenting using your Google account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.


%d bloggers like this: