Gauchão 1979 – Octogonal Final – Juventude 0x1 Grêmio

by
1979 jornal de caxias 2

Foto: Jornal de Caxias

1979 jornal de caxias 1

Foto: Jornal de Caxias

Em setembro de 1979, Juventude e Grêmio se enfrentavam pela quarta e última vez naquela temporada. O tricolor foi ao Alfredo Jaconi com time misto, uma vez que já havia assegurado o título do Gauchão na rodada anterior, na vitória de 3×0 sobre o Brasil de Pelotas.

1979 pioneiro plein

Foto: Pioneiro

GRÊMIO GANHOU COM O MISTO

Com golo de Nardela a um minuto do segundo tempo, e com a penalidade máxima desperdiçada por Plein, o misto do Grêmio venceu o Juventude, ontem à noite, no Alfredo Jaconi. 

PRIMEIRO TEMPO — O Grémio esteve diferente no período de abertura, ontem, no AIfredo Jaconi, contra o Juventude. Ao invés do time competitivo de todo o campeonato, preferiu promover uma apresentação alegre, com congestionamento na meia-cancha e lentidão nos lances ofensivo.

 Assim, mesmo dominando a partida, o Grêmio não conseguiu abrir o escore nos primeiros 45 minutos. Havia o maior volume, com Cardaccio estreando com segurança, mas a finalização custou a acontecer. Em decorrência, o Juventude tinha condições para se recuperar.

O futebol alegre do Grêmio teve muita troca de passes e jogadas vibrantes de Jesum pela esquerda. Porém, em nenhuma houve a ameaça mais séria à defesa caxiense. Pelo contrário, foi o Juventude que, numa arrancada rápida de contra-ataque, teve uma oportunidade desperdiçada por Cacau.

Assim, mesmo mandando no jogo, o Grêmio não conseguiu abrir o escore. O Juventude, Porém, mostrou muitas falhas na linha de zagueiros. Manteve o escore sem abertura, mas o Grêmio estava muito alegre para explorar estas falhas.

SEGUNDO TEMPO — O futebol alegre do primeiro tempo, num lance rápido a um minuto desta fase final, foi premiado: Ladinho cobrou falta Nardela se antecipou aos zagueiros caxienses e marcou de cabeça. O Grêmio estava com 1 x 0 e a partida ainda nem havia esquentado, no tempo derradeiro.

Depois do golo, como é natural, o Grêmio passou a jogar  com mais cautela. Cardaccio e Nardela ficaram mais atrás, enquanto Iúra podia ir à frente, acompanhando os deslocamentos de Jurandir, André e Jesum – mais tarde Leandro. O Juventude não t nha condições de reagir, pois o adversário fechava bem os espaços.

Aos 32 minutos, a melhor oportunidade do empate foi desperdiçada pelo Juventude. Plein recolheu na entrada da área, avançou e foi derrubado por Valderez. O lance foi duvidoso, mas o árbitro Nazarino Pinzon assinalou a penalidade máxima. Plein bateu mal, muito mal para fora.

Com 1 x o, o Grêmio venceu a partida. Mereceu, apesar do futebol bem mais inferior ao do time titular ao longo do campeonato. O futebol alegre deu só para o gasto. (Correio do Povo, quinta-feira, 13 de setembro de 1972)

1979 cp texto anuncio tv

O QUE É ISSO?
“Eu mandei avisar o Jesum, que se ele continuasse atentar fazer pouco dos jogadores do Juventude era para eles baixarem o pau”. Afirmação de Carlos Gainete, completamente perturbado no túnel durante o jogo de quarta-feira contra o Grêmio. Jesum fez “gato e sapato” para cima de Vinhas. Em tempo: Ivanildo “desmoralizou” o lateral Edegar do Esportivo, em Bento, num jogo em que os dois times empataram em um gol e o Espinosa não mandou nenhum recado.” (Jornal de Caxias, 15 de Setembro de 1979) 

1979 cp texto anuncio

Foto: Pioneiro

GRÊMIO: Remi; Eurico, Valderez, Vicente e Ladinho, Cardarccio, Nardela e Iúra: Jurandir, André e Jesum (Leandro)
Técnico: Orlando Fantoni

JUVENTUDE: Luís Carlos; Toninho, Moacir, Vinhas e Ademir; Cacau, Plein e Valdo (Lacir); Maurinho, Rinaldo (Marquinho) e Ivanildo
Técnico: Carlos Gainete

Gauchão 1979 – Octagonal final – 12ª Rodada
Data: 12 de setembro de 1979, quarta-feira
Renda: Cr$ 221.920,00
Arbitragem: Nazarino Pinzon
Auxiliares: Euclides Angeli e Darli Etges
Gol: Nardela, aos 2 minutos do segundo tempo

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google photo

You are commenting using your Google account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.


%d bloggers like this: