Brasileirão 1973 – Ceará 0x0 Grêmio

by
ceara01 damiao ribas cp

Foto: Damião Ribas (Correio do Povo)

Em 1º de novembro de 1973 o Grêmio enfrentou pela primeira vez o Ceará em Fortaleza pelo Brasileirão. Ao que tudo indica foi um enfadonho 0x0.

Um dado curioso é que na delegação do Grêmio estava Luiz Watanabe, campeão do mundial de Karatê em 1972. O karateca fora convidado pelo preparador físico Coronel Mário Doernt para auxiliar a resolver problemas de distensões nos atletas gremistas.

ceara02 damiao ribas cp

Foto: Damião Ribas (Correio do Povo)

EMPATE FOI BOM PARA O GRÊMIO

[…]
1.º TEMPO

No começo, o Grêmio tinha a intenção de segurar o jogo, esperando que o Ceará, muito entusiasmado e correndo muito, diminuísse o ritmo. Mas o Grêmio não conseguia por causa de um erro de marcação, especialmente de Mazinho, que reclamando muito de uma dor no joelho não acompanhava a correria de Edmar, jogador mais atrasado do meio-campo do Ceará mas o mais perigoso, porque partia de trás, livre, criando boas jogadas.

Por isso, o Grêmio tinha problemas para controlar o trabalho do Ceará, e se prejudicava no ataque — Marinho, com muita lentidão, demorava a dar continuidade às jogadas, e Tarciso, bem à frente, nunca conseguia vantagens sobre a defesa adversária, só perturbada em duas ocasiões, por dois chutes de Tarciso que, entretanto, nem chegaram a atingir o golo. Hélio, o goleiro do Ceará, no primeiro tempo fez apenas uma intervenção, pelo alto, sofrendo falta, o que invalidou lance.

2.° TEMPO

Para o tempo final, era normal que o Grêmio tomasse maiores precauções com seu meio-campo, procurando acertar melhor a sua movimentação. E parcialmente isso foi conseguido — o Grêmio apurou o ritmo, passou a jogar com mais velocidade. E encontrando o Ceará um pouco desordenado, m resultados pareciam que seriam bons, com o Grêmio assumindo o controle da partida, e até criando jogadas de ataque, com Jorge Tabajara, aproveitando a falta de um ponteiro-direito, subindo para o apoio e ajudando Loivo, que assessorado, cuidou mais do meio, apoiando Tarciso e lura que entrou em lugar de Mazinho.

Mas dois lances perigosíssimos contra o golo de Picasso, por volta dos 15 minutos, mudaram a fisionomia da partida — no primeiro, os irmãos Da Costa ensaiaram a cobrança de uma falta, Da Costa chutou, Picasso pegou com enorme dificuldade. E em seguida, Erandi, com tudo para marcar, só não conseguiu pela extraordinária participação de Picasso que mesmo não segurando firme, evitou o golo tocando para fora.

O Ceará melhorou, mas o Grêmio, mais acertado no meio-campo continuou um pouco melhor, com lura criando jogadas menor organizadas. O Grêmio até conseguiu duas chances excelentes através de lura, muito bom jogador, tocando a bola com objetividade, e numa delas Tarciso foi deslocado, na hora do chute, de onde surgiu a maior reclamação do Grêmio, a de que houve pênalte neste lance era que Tarciso, depois de combinar com lura, estava pronto para o chute. Dimas, na hora da conclusão, chutou o pé de apoio, Tarciso chutou uma perna na outra e caiu, perdendo o golo. O juiz, entretanto, não marcou nada.

O jogo acabou terminando em zero a zero, e mesmo que o Grêmio reclamasse, foi um bom resultado, porque o time, apesar das mudanças, não chegou a um rendimento satisfatório no meio de campo e no ataque.” (Correio do Povo, sexta-feira, 2 de novembro de 1973)

ceara jorge tabajara damiao ribas cp

Foto: Damião Ribas (Correio do Povo)

watanabe cp
ceara guaiba

CEARÁ: Hélio; Marinho, Artur, Dimas e Carlindo; Edmar e Serginho; Antônio Carlos (Erandi), Samuel, Jorge Costa e Da Costa.
Técnico: William Pontes

GRÊMIO: Picasso; Cláudio, Ancheta, Beto Bacamarte e Jorge Tabajara; Carlos Alberto, Paulo Sérgio e Mazinho (Iura); Carlinhos, Tarciso e Loivo.
Técnico: Carlos Froner

Campeonato Brasileiro de 1973
Data: 1º de novembro de 1973, quinta-feira, 21h00min
Local: Estádio Presidente Vargas, em Fortaleza-CE
Renda: Cr$ 70.577,00
Árbitro: Oscar Scolfaro
Auxiliares: Ovidio Silva e Edson Carneiro

Advertisements

One Response to “Brasileirão 1973 – Ceará 0x0 Grêmio”

  1. Tri Retamoso Valim 🏆🏆🏆 (@Pablo_Valim) Says:

    o que era essa equipe da Guaiba?

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google photo

You are commenting using your Google account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.


%d bloggers like this: