Brasileirão 1975 – Cruzeiro 3×1 Grêmio

by
1975 cruzeiro 3x1 gremio zh zequinha

Foto: Zero Hora

Em 8 de fevereiro de 1975, Cruzeiro e Grêmio se enfrentaram pela última rodada da segunda fase do Brasileirão. Apesar da derrota, o tricolor conseguiu a classificação para o etapa seguinte.

Interessante notar na foto acima que Zequinha está usando um calção da Adidas, enquanto a camisa da equipe do Grêmio não tinha fornecedor aparente naquela temporada.

1975 cruzeiro 3x1 gremio zh palhinha beto fuscao

Foto: Zero Hora

TIME DE ÊNIO DOMINOU O JOGO. O DE ZEZÉ FEZ GOLS.
O Grêmio encerrou sua participação na fase semifinal da Copa Brasil de forma melancólica. Perdeu para o Cruzeiro ontem de 3 a 1, sendo completamente dominado pelo adversário, que jogou sem quatro titulares. A equipe gaúcha atuou muito lenta e chega hoje a Porto Alegre, dependendo do resultado de outros times para se classificar.

DOIS GOLS

O resultado do jogo entre Fluminense e Remo (2 a 0 para o time carioca), à tarde no Maracanã, trouxe maior tranquilidade aos jogadores do Grêmio para enfrentar o Cruzeiro. Pois a necessidade de vitória já não era tão grande assim. Um empate já era suficiente para o time de Enio Andrade chegar em Porto Alegre classificado.

Assim os jogadores gaúchos começaram tocando a bola, esperando o adversário em sua defesa O Cruzeiro sem quatro titulares, perdendo muito sua força, entrou logo no jogo do Grêmio. A partida ficou -concentrada entre as duas intermediárias com as defesas levando vantagem sobre os ataques. E o meio campo do time mineiro conseguia dominar o do sul, pois Zé Carlos e Eduardo se desmarcavam com facilidade de Neca e lura.

Mas o Grêmio que teve a primeira boa situação de gol do jogo. Aos 17 minutos, Neca cabeceou livre com Raul e o goleiro espalmou a bola para escanteio. E as jogadas pelo alto se tornaram a melhor solução ofensiva para o time gaúcho, principalmente porque a zaga do Cruzeiro não conseguiu pular com o ataque do Grêmio. O gol da equipe de Ênio Andrade acabou acontecendo com uma bela cruzada para a área mineira

Aos 22 minutos, Tarciso disputou uma jogada na ponta direita e sofreu falta. Zequinha bateu alto, Loivo pulou com Darei e a bola sobrou entre Vanderlei e Tarciso. O jogador mineiro errou na cabeçada e o centro-avante deu um bico forte na bola, sem chance para a goleiro adversário. Três minutos depois o Grêmio quase amplia o marcador. Zequinha, cruzou de novo para a área do Cruzeiro e Neca Cabeceou rente a trave de Raul. Essa foi a última boa jogada do time gaúcho. Depois disso, quem passou a dominar foi a equipe mineira.

E o Cruzeiro cercou o Grêmio em sua defesa até conseguir o gol de empate. Feito no primeiro chute que seu ataque concluiu a gol. Aos 37 minutos, Eduardo tentou passar a bola a Palhinha. Dentro de sua área, Wilson dominou a jogada e passou a bola para Eli, ponteiro adversário. Que mesmo surpreso com o verdadeiro presente, ainda teve calma para ajeitar a bola e chutar rasteiro, na saída desesperada de Picasso. O primeiro tempo terminou com o time mineiro tentando fazer seu segundo gol e com os jogadores gaúchos perturbados. Tanto que Iúra levou cartão amarelo, per reclamação.

PALHINHA

O segundo tempo começou com surpresas: o Grêmio jogando com mais velocidade, o Cruzeiro chegando com muita facilidade à área gaúcha. Até os cinco minutos, o ataque concluiu duas vezes com Perigo para o gol de Picasso. Aos sete minutos, fez seu segundo gol. Palhinha tabelou com Evaldo e no meio da confusa defesa do time gaúcho deu a boca para Eli. Que livre e de frente para Picasso, chutou de perna esquerda desempatando o jogo.

Em desvantagem no marcador, os jogadores gaúchos passaram a correr mais do que antes. Conduziam a bola com certa facilidade até a área adversária, mas não conseguiam vencer a defesa mineira. E o Cruzeiro aproveitava os avanços do Grêmio para contra-atacar com perigo. Ênio Andrade resolveu então mexer em seu time. Tirou lura e colocou Luis Carlos. Pouco depois foi a vez de Loivo sair para Nenê entrar.

A equipe gaúcha melhorou um pouco, mas não suficiente para empatar a partida E o Cruzeiro ainda trocou Evaldo e Eduardo por Valdo e Isidoro, reforçando seu sistema defensivo. Que aguentou bem a pressão do Grêmio até o fim. E fazendo seu terceiro gol aos 44 minutos, através de Palhinha, que aproveitou um erro de toda a defesa gaúcha para vencer Picasso.” (Zero Hora, domingo, 9 de novembro de 1975)

“Palhinha preferiu explicar a vitória dos mineiros de uma maneira mais técnica, analisando a maneira do time misto jogar:

— O Cruzeiro venceu porque soube aproveitar praticamente todas as chances de gol que teve durante o jogo. Jogamos certo, pelas pontas e penetrando, fomos felizes e ganhamos. A defesa do Grêmio esteve bem mas, na minha opinião o mérito dos atacantes do Cruzeiro é que deve ser reconhecido.” (Zero Hora, domingo, 9 de novembro de 1975)

1975 cruzeiro 3x1 gremio zh neca raul

Foto: Zero Hora

1975 chamada gaucha

CRUZEIRO: Raul; Dick, Darci Menezes, Morais e Vanderlei; Eduardo Amorim (Isidoro), Eli Mendes e Palhinha; Zé Carlos, Evaldo (Valdo) e Jésum .
Técnico: Zezé Moreira

GRÊMIO: Picasso; Vilson, Ancheta, Beto Fuscão e Bolívar; Osmar, Iura (Luis Carlos) e Neca; Zequinha, Tarciso e Loivo (Nenê)
Técnico: Ênio Andrade

Brasileirão 1975 – 2ª Fase – 10ª Rodada
Data: 8 de novembro de 1975
Local: Estádio Mineirão, em Belo Horizonte – MG
Público: 10.595
Renda: Cr$ 107.080,00
Árbitro: Arnaldo César Coelho
Auxiliares: Rubens Paulis e Edir Pires Teixeira
Cartões Amarelos: Zé Carlos e Eli
Gols: Tarciso, aos 22 minutos e Eli, aos 38 minutos do primeiro tempo. Eli, aos 7 e Palhinha aos 43 minutos do segundo tempo

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google photo

You are commenting using your Google account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.


%d bloggers like this: