Gauchão 1960 – Grêmio 2×1 São José

by
foto CP

Uma fase do embate de ontem, aparecendo na jogada, Bandeira e Ortunho, que por sinal esteve meio indeciso na noite de ontem” (Correio do Povo)

 

 

Em 19 de dezembro de 1960, o Grêmio recebeu o São José pela penúltima rodada do terceiro turno do Metropolitano de 1960. O tricolor já era o campeão da cidade e aguardava o início do quadrangular final do Gauchão de 1960 (que só iniciaria em janeiro de 1961) quando enfrentaria os campeões das outras regiões do estado.

É interessante notar nas reportagens transcritas abaixo que só a Folha da Tarde questionou tão duramente a atuação do juiz na partida.

foto ft
PAULINHO EM BOM NÍVEL – O arqueiro Paulinho voltou a cumprir bom trabalho ontem à noite. Aparece numa defesa, acossado por Juarez e sob as vistas atentar de Itamar, grande valor zequinha na noite de ontem” (Folha da Tarde)

SÃO JOSÉ JOGOU MELHOR MAS PERDEU 2X1
Elton (penalti), Pinto e Airton marcaram os tentos — O embate foi fraco, melhorando na fase final — Renda: Cr$ 130.000,00

O resultado do jôgo de ontem, no Olímpico, foi até certo ponto injusto para o São José. Injusto pelo que o clube do Passo d’Areia apresentou na fase derradeira, ocasião em que dominou as jogadas e as ações. Acontece, que a sua linha dianteira, por diversas ocasiões preparou e inclusive venceu as jogadas, pecando nos arremates. Tramou bem no centro do gramado e conseguiu envolver o Grêmio, que esteve irreconhecível na noite de ontem, apresentando um futebol muito aquém de suas verdadeiras qualidades. O resultado de 2×1, para os tricolores, até certo ponto, foi injusto. Um empate, seria o resultado mais coerente com o jôgo.

Os primeiros quarenta e cinco minutos foram de mau futebol, uma vez que as duas equipes se equivaleram em mediocridade. Enquanto o Grêmio mostrava desentendimento em suas diversas linhas, o São José pecava a cada instante, tornando o embate inexpressivo. Poucas foram as jogadas que salvaram o espetáculo, na fase inicial. Houve no primeiro tempo alguns lances bons, que afinal não foram aproveitados, surgindo depois os dois que redundaram nos tentos assinalados. O primeiro foi aos 30 minutos. Marino apontou forte e Luiz Luz cometeu toque na pequena área. Clinamulte cobrou o penalti e Elton marcou. Bem cobrado, com violência. Depois, aos 44 minutos, por intermédio de Pinto, o São José empatou.

                                                                    ***

Veio o segundo tempo. O São José esteve melhor e a partida tomou outra feição. Os zequinhas procuraram botar a pelota no terreno, dando insano trabalho à defesa do Grêmio, principalmente. Mas acontece que o ataque do São José, em que pese esse rápido domínio, não soube aproveitar três grandes oportunidades. A dianteira do Passo d’Areia pecou nos momentos decisivos, “mastigando” demasiadamente a pelota. Então, a defesa do Grêmio passou a defender com mais desembaraço, dominando a situação e salvando por várias vezes, principalmente Airton e Enio Rodrigues. Por fim, veio o tento da vitória do Grêmio, após uma rápida reação. A linha do tricolor — com o apoio de sua torcida — fêz uma carga cerrada ao arco do São José. Marino perdeu grande oportunidade, quando tinha o goal à sua disposição. Mas o Grêmio não parou e voltou ao ataque, dominando a cancha. Surgiu um comer. Vieira bateu, e Airton, abandonando o seu posto, de cabeça, decretou a derrota do São José, aos 40 minutos da fase derradeira. E assim o prélio foi ao seu final, com a vitória do Grêmio por 2 x 1” (Correio do Povo, terça-feira, 20 de dezembro de 1960)

O tento da vitória gremista surgiu aos 40 minutos. Daltro cedeu escanteio e Vieira bateu com multa precisão. A pelota descreveu um arco completo e Airton, que fora tentar a conquista do tento da vitória, postando-se dentro da área zequinha, saltou com os zagueiros contrários e, favorecido pelo seu alto porte, cabeceou com êxito, enviando a pelota para o fundo do arco defendido por Paulinho e. assim, alcançando seu objetivo, pois êsse tento foi o único registrado nesse período e que deu a vitória ao Grêmio” (Jornal do dia, terça-feira, 20 de dezembro de 1960)

“SÃO JOSÉ PERDEU INJUSTAMENTE PARA O GRÊMIO: JUIZ INFLUIU

Quatro fatores levaram o São José à derrota, na noite de ontem, no Estadia Olímpico. Vamos enumerá-los:  1.º) – a marcação do penalty inexistente de Luiz Luz; 2.) — a anulação do tento de Joeci; 3.º) – a não marcação de um penalty contra o Grêmio e 4º) — o vento contrário no segundo tempo.

Três destes  fatores tem apenas dois culpados; o juiz Clinamulte Vieira França e a bandeirinha  Guilherme Sroka.

A marcação do penalty de Luiz Luz foi multo duvidosa. E muito errada a sua assinalação. Primeiramente porque foi “bola na mão”. Marino deu “uma “selada” ao braço do zagueiro central Zequinha. Nunca poderia ser marcado penalty.

[…]

Aos 26 minutos do primeiro tempo, Elton abriu a contagem cobrando penalidade máxima que já comentamos. Empatou Pinto aos 44 minutos, escorando de cabeça uma bola lançada por Alexandre, na cobrança de uma falta. O tento da vitória do Grêmio surgiu aos 41 minutos, da etapa final. VI cobrou o escanteio. A bola já havia penetrado quando Airton entrou para conferir.” (Folha da Tarde, terça-feira, 20 de dezembro de 1960)

Grêmio Porto Alegrense, já pentacampeão metropolitano, voltou a cancha para enfrentar, em compromisso valido, pelo terceiro turno do certame da Divisão de Honra, a equipe do São José, em seu penúltimo compromisso no campeonato deste ano.

Não foi fácil o triunfo obtido pelos campeões ontem à noite no Estádio Olímpico, já que o marcador final foi de 2 x 1, sendo que segundo gol gremista foi obtido quando faltavam apenas cinco minutos para findar o prélio.” (Diário de Notícias, terça-feira, 20 de dezembro de 1960)

GRÊMIO: Suli; Figueiró, Airton, Ênio Rodrigues e Ortunho; Elton e Milton Kuelle; Marino, Gessi, Juarez e Vieira.
Técnico: Foguinho

SÃO JOSÉ: Paulinho; Mossoró, Luiz Luz e Daltro; Bandeira e Itamar; Alexandre, Alteu. Pinto, Osquinha e Joeci.
Técnico: Luizinho

Data: 19 de dezembro de 1960, segunda-feira
Local: Estádio Olímpico, em Porto Alegre-RS
Renda: CR$ 136.610,00
Árbitro: Clinamulte Vieira França
Auxiliares: Agomar Martins e Guilherme Sroka

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google photo

You are commenting using your Google account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.


%d bloggers like this: