
Foto: Correio do Povo
Este foi o último jogo entre essas equipes no antigo estádio da “Taba Índia” (o estádio Cristo Rei seria inaugurado em março de 1961)
Na meta do Aimoré nessa partida estava o goleiro Alberto (foto acima), que viria a jogar no Grêmio a partir de 1963.

Foto: Correio do Povo
“GRÊMIO E INTERNACIONAL VENCERAM AIMORÉ E SÃO JOSÉ
Praticamente encerrado domingo o primeiro turno do metropolitanoTricolores apresentaram bom trabalho na “taba” e o resultado foi de 3×1 — Vi, Marino e Gessi, os goleadores — Tomasi marcou o tento do Aimoré
O Grêmio Porto-Alegrense encerrou seus compromissos do primeiro turno na condição de invicto. O líder do certame, jogando na “Taba India”, em São Leopoldo, conquistou um triunfo tranquilo sobre o Aimoré, por 3 a 1.
O Aimoré não ofereceu, em realidade, resistência aos tricolores, que jogaram uma partida sem maiores preocupações, demonstrando uma flagrante superioridade sôbre o adversaria.
Pouco trabalho teve a defesa do Grêmio, que bloqueou por inteiro o ataque dos “capilés”, os quais poucas vezes colocaram Suli em ação, a não ser na cobrança de faltas ou em intervenções.
Enquanto isso a linha de frente gremista passou a exercer domínio sobre a retaguarda do Aimoré, especialmente depois dos vinte minutos iniciais, até quando o jogo esteve aparentemente equilibrado.
Depois disso viu se o Grêmio caminhando à vontade na cancha, com perfeito entendimento entre suas linhas, sobressaindo-se o trabalho do ligação Milton, que manobrou no meio de campe de forma magnifica, constituindo-se no melhor jogador dos vinte dois.
O Aimoré, bastante longe da equipe da temporada passada e tendo pela frente um Grêmio que vem jogando um futebol apurado, pouco pôde fazer, melhorando apenas quando os tricolores retraíram-se após o placarde já estar em três a zero, quando aliás a representação leopoldense conquistou o gôlo de honra.
Após o tento do quadro “indio” o Grêmio voltou a apertar o cerco e levou a peleja até seu final em flagrante superioridade, conquistando mais um triunfo, prêmio justo pela bela jornada cumprida.
RENDA: 264.880 cruzeiros.
JUIZ: Laje Filho, com bom trabalho, apesar de haver deixado passar uma penalidade máxima de Afonso em Marino.
Preliminar: aspirantes do Grêmio 2, aspirantes do Aimoré, 0.” (Correio do Povo, terça-feira, 30 de agosto de 1960)
—
“LÍDER PASSOU PELO AIMORÉ ESBANJANDO CATEGORIA: 3 X 1” (Diário de Notícias, terça-feira, 30 de agosto de 1960)
—
“GRÊMIO TERMINOU INVICTO E COMO LÍDER ABSOLUTO O PRIMEIRO TURNO DO CERTAME
O Aimoré não foi obstáculo para o elenco treinado por Osvaldo Rola, que marcha firme em busca do pentacampeonato — Os «Índios» resistiram apenas os primeiros 20 minutos da partida e perderam por três tentos contra um — Vieira. Marino e Gessi marcaram os tentos vitoriosos – Tomasi anotou o tento de honra dos leopoldenses.” (Jornal do dia, terça-feira, 30 de agosto de 1960)

Revista do Grêmio n.º 28, ano V – Fonte: Grêmio História
Aimoré 1×3 Grêmio
GRÊMIO: Suli; Figueiró, Airton, Bruno e Ortunho; Elton e Milton Kuelle; Cardoso, Gessi, Marino e Vieira
Técnico: Foguinho
AIMORÉ: Alberto; Amáncio,; Soligo, Afonso e Carlos; Gilnei (Jara) e Fernando; Darci, Tomasi, Gilberto e Balzareti
Técnico: Joni Alves
Data: 28 de agosto de 1960, domingo 15h30mibn
Local: Estádio da Taba Índia, São Leopoldo-RS
Renda: CR$ 264.880,00
Árbitro: José Gonçalves Lage Filho
Auxiliares: Djalma Moura e Heron Di Lorenzi
Gols: Vieira aos 23 minutos e Marino aos 29 minutos do primeiro tempo. Gessi aos 4 minutos e Tomasi, aos 24 minutos do segundo tempo
February 10, 2020 at 2:09 pm |
[…] 1º Turno 26/Junho/1960 – Grêmio 2×0 Juventude 03/Julho/1960 – Floriano 1×3 Grêmio 10/Julho/1960 – Grêmio 3×0 São José 24/Julho/1960 – Grêmio 4×3 Cruzeiro 07/Agosto/1960 – Grêmio 2×0 Veronese 21/Agosto/1960 – Internacional 1×5 Grêmio 28/Agosto/1960 – Aimoré 1×3 Grêmio […]
January 1, 2021 at 8:16 pm |
[…] Gauchão 1960 – Aimoré 1×3 Grêmio […]