Amistoso em 1982 – América de Cali 3 x 1 Grêmio

by

O primeiro jogo entre América de Cali e Grêmio ocorreu em 1982, numa excursão do tricolor a Colômbia no início daquela temporada. Na sequência o Grêmio enfrentou o Atlético Nacional em Medellin.

DERROTA DO GRÊMIO A COLÔMBIA

O Grêmio não foi bem na primeira partida do torneio que está disputando em Cali, na Colômbia. Ontem à noite, perdeu por 3 a 1 para o América depois de um empate em 1 a 1 no primeiro tempo. De acordo com os narradores da Rádio Caracol de Cali, Paulo Isidoro teve um bom rendimento no primeiro tempo quando o Grêmio marcou primeiro através de Baltazar. No segundo tempo, porém, apesar de um domínio aparente do time brasileiro, o América de Cali conseguiu chegar à marcação de dois gols e terminou vencendo por 3 a 1.

O Grêmio reclamou muito do árbitro, Orlando Sanches, da Fifa. A principal reclamação foi no segundo gol marcado pelo ponteiro direito Bataglia em impedimento conforme reconheceram os narradores da Rádio Caracol. O último gol dos colombianos foi marcado por Chaperro. Os elogios dos colombianos para o time do Grêmio que embora tenha perdido manteve uma

boa apresentação, foram para Paulo Isidoro, e Batista. O Grêmio agora jogará amanhã à noite, novamente no Estádio Pascual Guerrero, em Cali contra o Atlético Nacional que perdeu na preliminar do jogo de ontem à noite para o Deportivo Cali por 2 a 0. A partida de ontem entre América de Cali e Grêmio marcou a despedida do zagueiro argentino Pascutini. O jogador voltará para a cidade de Rosário onde assumirá o cargo de treinador do Rosário Central. Os jogadores do Grêmio, principalmente Batista, reclamaram bastante da arbitragem alegando que o pênalti marcado contra Leão não fora legitimo. O Grêmio jogou com Leão; Uchoa, De Leon, Vantuir e Dirceu; Batista, Paulo Isidoro e Tadei (Tonho); Tarciso, Baltazar, (o autor do único gol) e Júlio César (Odair). O América venceu com Everrios; Valência Pascutini; Reyes, Chaperro; Caicedo, Aquino e Alfar Bataglia, Espanagos e Lugo.” (Folha da Tarde, fevereiro de 1982)

 

GRÊMIO PERDEU POR 3 A 1 NA COLÔMBIA

O Grêmio não começou bem a sua excursão pela Colômbia. Jogando ontem às 21 horas da Colômbia, 23 horas do Brasil, perdeu para o América de Cali por 3 a 1, depois de começar vencendo a partida por 1 a 0, gol marcado por Baltazar, no primeiro tempo. Ainda no primeiro tempo, o América empatou o jogo com um gol DE pênalti cobrado por Altero, cometido pelo goleiro Leão.

No primeiro tempo, apesar do empate, o Grêmio Foi superior ao time local, e criou outras oportunidades para vencer esta etapa. Mas no segundo tempo, depois que o árbitro validou um gol marcado por Bataglia, em impedimento, o Grêmio meio que se descontrolou em campo e acabou perdendo a partida por 3 a 1. Terceiro gol marcado por Vítor Lugo.

Os jogadores do Grêmio, depois do jogo, irritados, disseram que o árbitro foi o responsável pela derrota que eles tiveram. Batista, Inclusive, disse que os dirigentes do clube deviam procurar a polícia para prender o árbitro. “Ele é um gato”, afirmou. Tonho, que entrou no segundo tempo, mais comedido que Batista, também criticou a arbitragem. Disse que o pênalti foi inexistente e que os outros dois gois foram marcados em impedimento.

O Grêmio jogou com Leão, Uchoa, Vantuir, De León, Dirceu, Batista, Paulo Isidoro, Vilson Tadei, Tarciso, Baltazar e Júlio César. O América de Cáli teve Everrios, Hugo Valencia, Pascutini (Espinosa), Eduardo Reyes, Chaparros, Caisedo, Gonzales, Aquino, Alfaro Bataglia, Penagos e Vitor Lugo. O juiz foi Orlando Sanches, do quadro da FIFA e a partida foi disputada no Estádio Pascoal Guerrero, de Cali.” (Zero Hora, quarta-feira, 10 de fevereiro de 1982)

GRÊMIO TENTA A RECUPERAÇÃO HOJE CONTRA O NACIONAL

O Grêmio joga esta noite a sua segunda partida na Colômbia, contra o Nacional, em Medelin, com esperança de conseguir um resultado muito melhor que o da derrota de terça-feira, por 3 a 1, para o América de Cáli. Os jogadores culparam bastante o árbitro por este resultado, e o treinador também o acusou, mas lembrou alguns erros do time.

Trinta mil pessoas foram ao estádio Pacoal Guerrero assistir ao Grêmio, e saíram satisfeitas, pelo que revelou a imprensa do país. Paulo Isidoro foi considerado o melhor em campo, Baltazar também foi muito elogiado pela sua movimentação e pelo gol. Tarciso também jogou bem, mas Julio César esteve mal e por isso foi substituído. Batista, teve boa atuação.

Foi o Grêmio quem fez o primeiro gol na partida, aos 42 minutos do primeiro tempo, cabeceada de Baltazar. Dois minutos depois, o América empatou (Roque Alfaro) com um gol de pênalti, contestado por toda a delegação gremista. Aos 17 minutos do segundo tempo, o América fez o segundo gol em impedimento, alegam os componentes da delegação. O terceiro foi de contra-ataque mas ai o Grêmio já estava perturbado.

E a perturbação e uma das coisas que preocupa Ênio Andrade. Mesmo que o árbitro repita erros, o time não deverá repetir os seus. A escalação será a mesma que começou a última partida e Júlio César receberá nova oportunidade. Afinal, a intenção do treinador com esta excursão é justamente entrosá-lo com o resto do time.

Assim como o jogo de terça foi considerado pelo técnico como um preparativo para a Libertadores, o jogo desta noite está sendo visto da mesma maneira. Por isso, o Grêmio precisa aprender a superar todas dificuldades que encontrara, a fim de não ser surpreendido na Libertadores.” (Folha da Tarde, fevereiro de 1982)

 

 

One Response to “Amistoso em 1982 – América de Cali 3 x 1 Grêmio”

  1. Confrontos contra o América de Cali na Colômbia | Grêmio1983 Says:

    […] « Amistoso em 1982 – América de Cali 3 x 1 Grêmio […]

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google photo

You are commenting using your Google account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.


%d bloggers like this: